Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

OAB desiste de acordo e pode ser condenada por cartel no CADE

há 5 anos

O Conselho Federal da OAB decidiu nesta segunda não levar adiante uma tentativa de acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) num processo de formação de cartel que já se arrasta há quase 15 anos.

O caso tem origem em uma representação de 2005 do Ministério Público de Minas Gerais contra a OAB no Cade. O MP questionou o fato de a OAB permitir a fixação de valores mínimos para a cobrança de honorários pelos advogados, a partir de tabelas divulgadas anualmente pelas seccionais estaduais. Segundo o órgão, a prática mostraria indícios de cartelização e “restrição injustificada da concorrência”, por determinar pisos para cada tarefa.

Até esta semana, os advogados da OAB vinham tentando evitar que o Cade condenasse a entidade por tabelar os honorários. O acordo em discussão faria com que a OAB ajustasse seu Código de Ética para acabar com a possibilidade de punição aos advogados que não seguissem as tabelas. Nesta segunda, porém, o conselho da OAB decidiu encerrar as negociações. “O CADE já disse que vai nos condenar”, diz uma fonte com acesso ao caso.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Veja

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações221
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-desiste-de-acordo-e-pode-ser-condenada-por-cartel-no-cade/766228578

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)