Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Bolsonaro muda Maria da Penha para que agressor tenha que ressarcir o SUS

Condenados por violência doméstica também terão que ressarcir o uso de abrigo por vítimas e dispositivos de monitoramento em casos de medidas protetivas

há 5 anos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, 17, uma alteração na Lei Maria da Penha para que agressores sejam obrigados a ressarcir custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência doméstica e familiar. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira 18.

O primeiro projeto havia sido aprovado em 21 de agosto pela Câmara dos Deputados, prevendo “que o agressor que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial à mulher, será obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive os custos do SUS envolvidos com os serviços de saúde prestados para o total tratamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar”, de acordo com o que descreveu a Agência Câmara Notícias.

O dinheiro deverá, então, ir para o fundo de saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços.

“Outras situações de ressarcimento, como as de uso do abrigo pelas vítimas de violência doméstica e dispositivos de monitoramento das vítimas de violência amparadas por medidas protetivas, também terão seus custos ressarcidos pelo agressor”, informou a Câmara na oportunidade da aprovação do projeto.

Recentemente, o Senado aprovou outras medidas para endurecer a Lei Maria da Penha, como a apreensão imediata de arma de fogo em posse de agressores. Os senadores aprovaram também projeto de lei da Câmara (PL 510/2019) que assegura prioridade nos processos judiciais de separação ou divórcio à mulher vítima de violência doméstica.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Revista Veja

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15878
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-muda-maria-da-penha-para-que-agressor-tenha-que-ressarcir-o-sus/758281607

Informações relacionadas

Carla Miranda, Advogado
Artigoshá 9 meses

O Ministério Público como função essencial à justiça e combate à violência de gênero contra a mulher

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Projetos de lei sancionados por Bolsonaro alteram a Lei Maria da Penha

Para ONU, Lei Maria da Penha é uma das mais avançadas do mundo

Anderson S. Dias Santos, Advogado
Artigoshá 2 anos

STJ: Lei Maria da Penha não se aplica à vítima homem

Saiba mais sobre a origem da Lei Maria da Penha 2

68 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Maravilha é um ganho para do Direito brasileiro bem como para as vítimas. Só mudaria o título pois ficou parecendo que a inciativa da mudança na lei foi do presidente e na verdade ele apenas sancionou uma lei enviada pelo legislativo. continuar lendo

Olha, não foi a primeira vez que vi essa notícia, com o título que sugere que foi iniciativa do Presidente, e tive essa mesma conclusão errônea. Somente depois que você, Adelson, fez essa observação e fui pesquisar, que descobri que a lei é de autoria dos deputados Rafael Motta - PSB/RN e Mariana Carvalho - PSDB/RO. Apesar do mérito ser desses congressitas, sequer são citados.
O trabalho do Presidente foi apenas: não vetar a lei.
Quase caí na pegadinha do malandro :-D continuar lendo

Agora precisamos saber quem vai fiscalizar a aplicação deste fundo..... continuar lendo

Quando vai sancionar algo para que a lei Maria da Penha deixe de ser sexista e inconstitucional. E pare de especificar o homem como único possível agressor e a mulher como única possível vitima. continuar lendo

Tem razão, a lei deveria atingir cônjuges e companheiros violentos sem restrição de gênero. continuar lendo

É impressão ou percebe se um certo desconforto, quase militante em alguns comentários ?! continuar lendo

Colega, por favor... cuidado com a paranóia!

Os comentários acima não foram desfavoráveis. Eles apenas quiseram apontar o mérito dos autores. Apenas isso...

Não enxergue partidarismo em todo lugar! Isso é patológico... continuar lendo

Mas não era esse que era machista, que iria liberar a matança dos negros, dos gays, etc ? continuar lendo

A ideia não foi dele, o PL era da Câmara, ele só sancionou. continuar lendo

É que o amor dele pelo dinheiro público supera tudo isso. continuar lendo

Dizem que ele só sancionou! Se fosse o machista que a esquerda pinta não poderia ter vetado? continuar lendo