Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Analista de sistemas é condenado a pagar indenização por ofender professora de Uberlândia no Facebook

A vítima trabalha na área de educação do município e foi agredida após postar uma foto durante reunião de trabalho.

há 5 anos

Um analista de sistemas, de 55 anos, morador de Uberlândia, terá de pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais a uma servidora pública municipal depois de ofendê-la por meio do Facebook. A decisão é da 10ª Vara Cível de Uberlândia e foi mantida pela 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O G1 procurou o advogado dos envolvidos (confira abaixo).

De acordo com os autos, a mulher que se sentiu ofendida trabalha na área de educação do município e a ação pedindo reparação foi ajuizada depois que o agressor publicou comentários no perfil pessoal dela. Os comentários foram feitos após a vítima publicar uma foto participando de uma reunião de trabalho.

Segundo a transcrição dentro do processo, na publicação o agressor afirmou que a servidora era “uma retardada, [que] vive arrumando confusão em todas as escolas por onde passou, uma mala sem alça, típica petista burra, tapada”.

A mídia social não sofreu nenhuma punição.

Após a sentença da 10ª Vara Cível de Uberlândia, o réu ainda recorreu ao TJMG. Ele alegou que não houve danos morais, tendo em vista que as palavras foram apenas críticas.

Além disso, o agressor sustentou que “não há comprovação de que tenha postado ofensas. Segundo ele, a prova dos autos é unilateral, sem autenticação, e poderia ter sido forjada para fins processuais”. Esse argumento, porém, não foi aceito.

Para o desembargador Vasconcelos Lins, ao identificar a mulher pelo nome e qualificá-la com adjetivos pejorativos, o autor dos comentários extrapolou os limites da liberdade de expressão, violando a honra alheia. Por essa razão, fica assegurado à ofendida o direito à indenização pelo dano moral.

O advogado Manoel Fernando de Almeida Cruvinel, que defende o réu, disse ao G1 que o cliente irá pagar a indenização. Porém, não deu mais detalhes sobre como isso vai ocorrer.

A reportagem também tentou contato com os advogados da vítima, mas até o fechamento desta reportagem não havia recebido retorno das ligações.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: G1

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações283
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/analista-de-sistemas-e-condenado-a-pagar-indenizacao-por-ofender-professora-de-uberlandia-no-facebook/678245683

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)