Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Aos 18 anos, advogado de Brasília é mais jovem do país a defender caso na tribuna do STF

Mateus Costa Ribeiro apresentou ação contra lei do RS e foi elogiado por Fachin. Primeiro contato com advocacia foi durante castigo: ele precisou fazer habeas corpus para ver jogo do Corinthians.

há 5 anos

O brasiliense Mateus Costa Ribeiro, aos 18 anos, tornou-se o mais jovem advogado do país a defender um argumento na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF). A “estreia” dele na mais alta Corte brasileira ocorreu nesta quinta-feira (8), com direito a elogio do ministro relator do processo, Luiz Edson Fachin.

Formado na Universidade de Brasília (UnB), ele apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei estadual do Rio Grande do Sul que proibiu revistas íntimas de patrões a empregados.

“Rogo a vossas excelências que acolham o pedido definitivo desta ação direta e declarem inteiramente inconstitucional a lei questionada”, disse o jovem durante a sustentação oral.

O caso não chegou a ser julgado no mesmo dia porque foi adiado. Para Fachin, o jovem advogado – que ele definiu como “ilustre causídico [advogado]” – já faz parte de um grupo seleto de advogados.

“Vou procurar sintetizar as quase duas dezenas de páginas que tomei a liberdade de distribuir a vossas excelências não sem antes cumprimentar o jovem advogado que consumou pela primeira vez na tribuna fazendo uma sustentação oral que já o coloca no exercício escorreito do mundo da advocacia. Portanto, o congratulo efusivamente.”

Carreira precoce

Mateus entrou para o mundo da advocacia ao ser aprovado no curso de direito aos 14 anos. Entrou na UnB depois de conseguir uma liminar na Justiça autorizando o processo, e teve de fazer o ensino médio inteiro em 24 horas.

Ele passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na primeira tentativa, depois de quatro anos de curso. De acordo com a OAB, se tornou o mais jovem advogado do Brasil.

O pai de Mateus, João Costa Ribeiro Filho, também trabalha com direito. “Acredito que meu filho será um grande advogado e dará uma grande contribuição para o Brasil”, afirmou. A vocação do filho para a advocacia, segundo a família, surgiu de um castigo imposto por ele.

Mateus tinha 10 anos na época. De brincadeira, fez o primeiro habeas corpus – e ganhou a causa. “Era para eu ter liberdade de locomoção de ir à sala de TV para assistir ao jogo do Corinthians. Esse habeas corpus foi deferido, graças a Deus. Assisti ao jogo, e o Corinthians foi campeão.”

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: G1

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2406
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aos-18-anos-advogado-de-brasilia-e-mais-jovem-do-pais-a-defender-caso-na-tribuna-do-stf/646243995

Informações relacionadas

Paula Argolo
Artigoshá 8 anos

Para se inspirar: conheça o perfil dos 10 advogados mais poderosos do Brasil

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

Advogado mais jovem do Brasil faz história com sustentação oral no STF aos 18 anos; vídeo

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 10 anos

Da tribuna, advogado defende poupadores em processos sobre planos econômicos

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 9 anos

Biografias não autorizadas: advogados expõem suas teses ao Plenário

Justificando
Notíciashá 6 anos

Um julgamento entre a galinha da macumba e o couro do sapato do ministro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)