Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Irlanda decidirá em referendo se acaba com restrições ao aborto

Pesquisas apontam a vitória dos partidários do 'sim', mas a vantagem registrou uma queda em algumas pesquisas. Uma em cada seis pessoas se declaram indecisas.

há 6 anos

Os irlandeses votarão na quinta-feira (24) em um referendo que definirá se o país acaba com uma das legislações mais restritivas da Europa contra o aborto, em um país onde a Igreja Católica perdeu influência nas últimas décadas.

Os eleitores decidirão se derrubam a vigente proibição constitucional de aborto em (com exceção de risco para a vida da mãe).

As pesquisas mais recentes apontam a vitória dos partidários do "Sim", mas a vantagem registrou uma queda em algumas pesquisas, e uma em cada seis pessoas se declaram indecisas.

"A profundidade dos sentimentos dos dois lados foi muito manifestada", disse à AFP professor de História Moderna da Irlanda Diarmaid Ferriter, na Universidade College Dublin.

O referendo acontece três anos após a aprovação, também por referendo, do casamento entre pessoas do mesmo sexo, um verdadeiro terremoto em um país outrora fervorosamente religioso.

Ferriter destacou que, apesar do referendo de 2015 ter sido "positivo e inspirador", a campanha deste foi "muito mais visceral".

Um caso que acabou na ONU

Em 1983, a Irlanda aprovou a proibição do aborto por uma pequena margem e com uma participação um pouco acima da metade do total de eleitores.

A legislação posterior previa 14 anos de prisão para as mulheres que abortaram.

A situação leva milhares de irlandesas a viajarem para o Reino Unido, onde a interrupção da gravidez é legal, para abortar.

Em 2013, o país decidiu que as mulheres com a vida em risco pela gravidez poderiam interromper a gestação, após o escândalo provocado pela morte de Savita Halappanavar, que faleceu ao ter um aborto negado.

A ideia do novo referendo ganhou estímulo com o caso de Amanda Mellet, que foi obrigada a viajar para o Reino Unido para abortar, depois que foi detectado que o feto sofria uma anomalia que o levaria à morte.

Mellet levou o caso ao comitê de direitos humanos da ONU, que decidiu que a rejeição do aborto prejudicava seus direitos.

O governo irlandês ofereceu uma indenização de 30.000 euros (35.000 dólares), mas o caso gerou apelos por mudanças na lei.

No caso de vitória da ideia de suprimir a emenda constitucional, já existe um projeto de lei para permitir o aborto sem restrições durante as 12 primeiras semanas da gravidez e, em algumas circunstâncias, durante os primeiros seis meses.

'Rebelião'

A campanha se tornou áspera com a aproximação do dia do referendo.

O primeiro-ministro Leo Varadkar, que apoia o "Sim", denunciou o uso de crianças com síndrome de Down em anúncios da campanha contra o aborto.

Os debates na TV se transformaram em troca de ofensas. Os médicos que tomaram partido foram perseguidos.

O lado que defende o "Não" denuncia uma conspiração da imprensa, de seus rivais e da maioria dos deputados e se apresenta como a opção "antiestablishment" com o slogan: "Una-se à rebelião".

A decisão de Google e Facebook de parar de publicar anúncios eleitorais reforçou as suspeitas deste grupo de que tudo estaria manipulado.

A Igreja Católica optou pela discrição, certamente, segundo os analistas, para não mobilizar seus críticos e estimular o voto pró-aborto.

De acordo com o censo de 2016, 78% dos 3,7 milhões de irlandeses são católicos, mas o comparecimento às missas registra queda constante.

Ferriter considera que a posição da Igreja é uma das grandes diferenças a respeito do referendo de 1983, quando teve um papel mais ativo.

"Acredito que o debate na época estava dominado por vozes mais velhas, e muitas masculinas, e obviamente a Igreja estava então em uma posição mais forte do que hoje", explica.

A socióloga Ethel Crowley, que pesquisa a Irlanda rural, acredita que o "Sim" vencerá graças aos jovens.

"Acredito que a idade é um fator de maior importância que o local onde você mora. E quanto mais velho você é, mais difícil de escapar das garras do pensamento católico", explicou.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: G1

  • Publicações799
  • Seguidores1419
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações971
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/irlanda-decidira-em-referendo-se-acaba-com-restricoes-ao-aborto/581341497

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Existem dois países na ilha da Irlanda, a Irlanda do Norte ainda vinculada ao Reino Unido e portanto à coroa porém com autonomia político administrativa, e a República da Irlanda, esta um país completamente autônomo.
Difícil saber se a mulheres para abortarem foram para a Inglaterra, que tem legislação diferente da Irlanda do Norte. Ou se foram da República da Irlanda para a Irlanda do Norte, quando estariam no Reino Unido.
O Reino Unido é "Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", na ilha da Grã-Bretanha ficam três países: Inglaterra, Gales e Escócia; em parte da ilha da Irlanda fica a Irlanda do Norte; os quatro formam o Reino Unido. Cada qual com legislações próprias assim como a polícia local.
Sei que é muito preciosismo, mas não sabemos de qual país se trata o artigo. continuar lendo

Resolvido.
Leo Varadkar (mencionado no artigo) foi apontado pelo presidente da República da Irlanda como primeiro-ministro e confirmado pelo parlamento.

Como o primeiro ministro, além de ser filho de migrante indiano com uma irlandesa é assumidamente gay, tornado público por ele desde 2015; vejo grande chance da proposta de que trata o artigo passar. Aparentemente o conservadorismo irlandês já não é o mesmo. continuar lendo

- A Irlanda seguirá o caminho da Islândia que erradicou a síndrome de Down abortando os fetos que apresentavam a má formação genética. continuar lendo

Caraca, 78% dfa população SE DIZ católica e a frequência da população às missas, está despencando?Parece que a ICAR está se baseando em dados antiquados e muito mais confortáveis, para essa empresa. continuar lendo