Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Campanha com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' gera polêmica em Quaraí

Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Saldanha, defende que as pessoas opinem e se posicionem sobre o tema. Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS diz que apoia a iniciativa e reforça importância de discutir planejamento familiar.

há 6 anos

Uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, gera polêmica principalmente devido ao slogan adotado pela Secretaria Municipal da Saúde para abordar o tema planejamento familiar. Um outdoor foi fixado ao lado do hospital da cidade e um banner foi publicado na página da prefeitura no Facebook, com a frase "Só tenha os filhos que puder criar".

Conforme a secretária municipal da Saúde, Fabiana Saldanha, o objetivo da campanha era contribuir para a reflexão sobre o assunto.

"Num primeiro momento, a frase escolhida era mesmo para ser impactante, a intenção é essa, impactar para que não passe batido. Estamos buscando trazer essa discussão, para que ter filho seja um ato pensado, responsável."

A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade, Ricardo Gadret (Solidariedade), que renunciou ao cargo para concorrer às eleições. O vice Mário Raul da Rosa Corrêa assumiu. Segundo Fabiana, em novembro de 2017 já foi possível botar a campanha na rua.

Além do slogan principal, o banner diz: "Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua". Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Fernando Matos, a campanha é bem-vinda.

"O Cremers vê com muito bons olhos essa campanha, que incentiva o planejamento familiar. Hoje o código de ética médica dá muita ênfase à autonomia do paciente, os médicos são obrigados a respeitar a maneira de pensar do paciente, por isso a campanha não tem nenhum problema, ela faz com que as pessoas pensem a respeito", afirma.

A campanha repercutiu ainda mais após a publicação de uma foto do outdoor no Facebook pela artesã Sinara Fernandez, de 50 anos, natural de Quaraí, que mora no Litoral Norte gaúcho. Em menos de 10 dias, o post superou a marca de 125 mil compartilhamentos, além de mais de 10 mil curtidas e 2 mil comentários.

Ela conta que estava na cidade para cuidar da irmã, que fez cirurgia, viu o outdoor ao lado do hospital e resolveu registrar, com o celular.

"Tirei a foto porque achei ótima essa campanha. É um exemplo a ser seguido por todos."

Mas nem todos os comentários nos posts da campanha são favoráveis. "Se todos tivessem acesso à educação e saúde de qualidade... A vida seria bem menos complicada. Quem é pobre não deve ter filhos?", indaga um dos comentários.

"Acredito que antes de fazer uma campanha dessas é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso e aulas de educação sexual na escola", diz outra mensagem.

De acordo com a secretária da Saúde de Quaraí, seis meses depois de a campanha ser lançada, o objetivo foi atingido, apesar das polêmicas. Ela salienta que até mesmo outros municípios entraram em contato com a prefeitura para saber como tinha sido a receptividade e como havia sido realizada a campanha.

"Tinha gente que dizia que estávamos querendo controlar quantos filhos poderiam ter, mas nós não queremos isso, só buscamos promover o diálogo. A intenção não é esterilizar ninguém, mas que tenham conhecimento e possam escolher o método contraceptivo que vai usar ou se é o momento certo para ter filhos", diz Fabiana.

Campanha foi lanada pela prefeitura em novembro de 2017 e segue nas as redes sociais neste ano Foto ReproduoFacebook

Campanha foi lançada pela prefeitura em novembro de 2017, e segue nas as redes sociais neste ano (Foto: Reprodução/Facebook)

A promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, se diz favorável à campanha lançada em Quaraí. Ela avalia que a partir de uma frase forte é possível chamar a atenção das pessoas para um tema importante, e assim é possível orientá-las e educá-las.

"Eu parabenizo o município de Quaraí. É uma forma de educação, uma abordagem sobre o controle de natalidade, que as pessoas precisam entender que podem gerar tantos filhos quanto queiram, não acho que seja errado, mas devem saber quantas crianças podem prover. É impactante, mas é real", observa.

"Acho errado a política como é na China, que proíbe um determinado número de filhos. A questão é educar e orientar as pessoas, não proibir."

A prefeitura garante que promove diálogos com a população para orientar a respeito do planejamento familiar e, sempre que preciso, encaminha as pacientes a um médico ginecologista para verificar a melhor forma de evitar uma gravidez indesejada.

Ainda conforme o município, as consultas não demoram mais que uma semana para serem realizadas, e a rede municipal de saúde fornece diu, pílulas anticoncepcionais, camisinhas, laqueadura, pílulas do dia seguinte, entre outros métodos contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Algumas pessoas começaram bastantes agressivas em relação à campanha, e com o passar dos dias foram mudando a sua opinião. Esse tema é impactante, e as pessoas vão assimilando aos poucos. Hoje tem muito mais gente a favor do que no início", defende a secretária da Saúde de Quaraí.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.


Fonte: G1

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6035
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-com-o-slogan-so-tenha-os-filhos-que-puder-criar-gera-polemica-em-quarai/578604724

Informações relacionadas

Pragmatismo Político
Notíciashá 10 anos

A culpa por ser pobre e não ter estudado é totalmente sua

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 9 anos

Para mudar de vida, basta querer. Veja exemplo de superação

Daniel Frederighi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Saiba como fazer uma Holding Patrimonial

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 2 anos

7 dicas para ser um advogado criminalista de sucesso

Criança mimada é falta de educação, sim. E a culpa é dos pais"

57 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muitos filhos significa uma bola de neve de problemas. Quem mais paga este preço são os pobres.

E no Brasil se acha que o Estado deve socorrer em tudo. Então se eu tiver muitos filhos o Estado que se vire para dar saúde, educação, lazer etc.

Pela mentalidade de muitos no Brasil, os alemães teriam 8 filhos ou mais devido ao seu padrão sócio-econômico de vida. E por que eles não têm?

Incrível mas tenho amigos pobres que dizem que se tivessem um aumento de salário teriam outro filho. Por outro lado tenho uma amiga classe média que ofertou ao único filho alimentação, saúde e educação no exterior, tudo da melhor qualidade.

Os países menos desenvolvidos são os que apresentam famílias maiores. E isso se deve à ausência de educação e de saúde preventivas. Para corrigir este problema são outros quinhentos.

Mas aqui também temos muita influência de religiões, que querem mais e mais fiéis, bem como da política, que quer mais e mais eleitores. E quanto mais carentes e mal educados, melhor! E viva o pão e circo! continuar lendo

Excelente seu comentário. continuar lendo

Também gostei bastante do seu comentário e me lembrei do livro do Eduardo Galeano "As veias abertas da América Latina". Ele apresenta neste livro os interesses associados ao elevado contingente populacional na América Latina. continuar lendo

Concordo totalmente, Armpit Lover, no Brasil, vemos as ESQUERDAS de braços dados com as RELIGIÕES dominantes, irresponsavelmente mandando todos se encherem de filhos.Estamos superpovoando nosso único planeta.Pagaria de bom grado, uma BOLSA FILHO ÚNICO, mundial, vitalícia, paga a toda mulher em idade fértil no mundo, ENQUANTO só tivesse um filho.A meu ver, a ÚNICA forma de reduzirmos gradualmente a população mundial, sem guerras, sem fome, sem transformar a existência humana no mundo, num verdadeiro inferno.Mas, vivemos na época dourada, do mimimi. continuar lendo

Exatamente. continuar lendo

Atualmente, no Brasil, o óbvio virou polêmico. continuar lendo

Excelente comentário. continuar lendo

Quem achar agressiva, que levante as mangas e vá combater a miséria que assola o país! Nem tudo é culpa do Governo! continuar lendo

Eu acho a campanha perfeita. É o lógico: SÓ TENHA OS FILHOS Q VC PUDER CRIAR, pq fazer filhos para q assistencialismo sustente, com dinheiro alheio não dá mais para aguentar. Não vi como alguém pode achar ruim alguém lembrar o q deveria ser óbvio: vc tem o direito de ter quantos filhos PUDER sustentar, pois o seu direito de ter filhos termina no meu direito de não ser obrigada a pagar pelos filhos alheios. Não sei quanto aos demais, mas fui educada assim pelo meu pai: seja responsável pela sua família, pelas suas despesas, por trabalhar, por progredir, pelas suas coisas, e, tenha poucos filhos (tenho só 1) pq filhos custam caro e precisam de muito apoio. Então, como meu pai sempre nos ensinou isso, vejo essa campanha como algo lógico, óbvio, q nem precisaria ser dito (mas aqui precisa). continuar lendo