Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Superintendência-Geral do Cade recomenda arquivamento de processos contra o Google

Para a SG/Cade, não há indícios de infrações à ordem econômica do mercado de buscas na internet nos casos.

há 6 anos

A superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade assinou, na última sexta-feira, despachos nos quais recomenda o arquivamento de dois processos administrativos contra o Google. A empresa é investigada por supostas infrações à ordem econômica no mercado de buscas na internet.


Em um dos processos, uma empresa de informação e tecnologia acusou o Google de copiar avaliações de produtos que clientes teriam deixado em dois sites para exibi-las como conteúdo de seu próprio serviço de comparação de preços. No outro processo, uma companhia dona de outro buscador acusa o Google inserir cláusulas abusivas em termos que de realização de campanhas em sua plataforma, a fim de reduzir incentivos para que as empresas anunciassem, ao mesmo tempo, nos dois buscadores e em concorrentes.

Ao analisar o primeiro caso, a superintendência-Geral do Cade entendeu que não há provas de que a conduta teria prejudicado os consumidores brasileiros. Segundo a SG/Cade, comparadores de preços concorrentes do Google informaram o conselho de que não foram alvos de condutas semelhantes por parte do buscador.

No segundo processo, a superintendência considerou que a conduta não surtiu efeitos negativos e que verificou-se que as exigências impostas pelo Google não limitam a criação de anúncios em mais de um site.

Com isso, a SG/Cade concluiu que não há indícios de infrações à ordem econômica nos casos, e recomendou o arquivamento dos processos, que serão encaminhados ao Tribunal do conselho para decisão final.

Confira a íntegra dos despachos.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.


Fonte: Migalhas

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações473
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superintendencia-geral-do-cade-recomenda-arquivamento-de-processos-contra-o-google/577367204

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)