Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Com apoio de Cármen Lúcia, CNJ libera penduricalho aos juízes do Rio

há 6 anos

Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Suspenso desde dezembro por decisão liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o pagamento de adicional no salário aos juízes do Rio por audiências de custódia será retomado. A decisão foi tomada hoje pelo plenário do CNJ, incluindo o voto favorável da presidente do Supremo e do colegiado, ministra Carmén Lúcia.

A audiência de custódia faz parte das atribuições dos juízes. Todo preso em flagrante deve ser levado à presença do juiz para que avalie a legalidade e necessidade de manter a prisão. Ou seja, na prática, os juízes vão receber extra para exercer suas funções de origem.

O benefício garante R$ 9,6 mil aos juízes por mês e custa cerca de R$ 50 milhões ao ano para os cofres públicos. O pagamento foi revelado da Coluna.

Votaram a favor além de Cármen Lúcia, os conselheiros Valtercio de Oliveira, Daldice Santana, Iracema do Valle, Arnaldo Hossepian, Rogerio Nascimento, Luciano Frota, Fernando Matos, Aloysio Corrêa e o corregedor geral de justiça, João Otávio de Noronha, do STJ.

Votaram contra o penduricalho o relator Márcio Schiefler e Valdetario Andrade.

O CNJ também definiu que falta definir que a verba ficará dentro do teto constitucional, sem gasto extra da folha.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Estadão

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1561
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-apoio-de-carmen-lucia-cnj-libera-penduricalho-aos-juizes-do-rio/553148468

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É lamentável constatar que os juizes vão receber para fazer uma função para a qual já são regiamente pagos. Só falta pagar outro "adicional" para eles serem juizes. Entendo que na cabeça de muitos, o dinheiro público não tem dono e sendo assim, pode-se distribuí-lo a quem quiser. O quadro lembra muito a época da Revolução Francesa, na qual de um lado existiam "castas" muito bem pagas, que não tinham o menor compromisso com a realidade e do outro lado, existia o "resto" da população passando necessidade. Pelo visto a lição da Revolução Francesa, para muitos, ficou apenas na retórica. Que fique registrada a minha indignação. continuar lendo

Pátria mãe gentil.... um pouco mais com alguns. continuar lendo

Só achei uma sacanagem os juízes ganharem um extra para cumprir a sua obrigação! Pois audiência de Custódia é lei e eles ganham pra fazer a lei se cumprir para pobres e ricos! continuar lendo

Certíssima a decisão.
Juízes são mal remunerados e não podem contar com nenhum tipo de regalia.
Mania que esse povo tem de se comparar a um juiz... continuar lendo