Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Dê sua opinião: projeto acaba com a saída temporária de presos

há 6 anos

Começou a tramitar o Projeto de Lei do Senado 31/2018, que extingue as saídas temporárias de presos, também conhecidas como “saidões”. Do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o projeto será votado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Com o objetivo de estimular a ressocialização dos presos, a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) prevê que condenados que cumprem pena em regime semiaberto possam ser beneficiados com a saída temporária, isto é, o direito de deixar a prisão em até cinco ocasiões a cada ano, por até sete dias de cada vez, observados alguns requisitos, como bom comportamento e cumprimento de pelo menos 1/6 da pena, entre outros. A autorização para a saída é prerrogativa do juiz de execução. Em geral, a liberação ocorre em datas festivas como Natal, Dia das Mães e Páscoa.

O PLS 31/2018 revoga os artigos e outros dispositivos da Lei de Execução Penal que tratam desse assunto, extinguindo, assim, a possibilidade da saída temporária.

Na opinião do senador Ciro Nogueira, o benefício da saída temporária não atinge seu objetivo, que é a ressocialização do preso.

“A sociedade assiste estarrecida a esses indivíduos, que receberam o decreto condenatório do Estado, voltarem a cometer graves crimes, voltarem a matar, roubar e estuprar; o que retira a credibilidade da Justiça e reforça a sensação de impunidade”, afirma o senador na justificação do projeto.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Senado Notícias

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4751
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/de-sua-opiniao-projeto-acaba-com-a-saida-temporaria-de-presos/544798592

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 2 anos

Câmara aprova projeto que acaba com “saidinhas” temporárias de presos; entidades criticam

Anderson Júnior Martins, Advogado
Artigoshá 8 anos

Os objetivos da Execução Penal Segundo a LEP

Anderson Brites, Bacharel em Direito
Notíciashá 2 meses

Fim de saída temporária de presos pode ser votado após Carnaval

Jonathan Ferreira, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

LEP – Dos conceitos e das Finalidades

Sérgio Henrique da Silva Pereira, Jornalista
Artigoshá 2 meses

'Câmara aprova proposta que acaba com saídas temporárias de presos'. Populismo Penal

56 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nem deveriam existir estas "saidinhas" afinal o individuo esta preso justamente para ser afastado da sociedade. continuar lendo

Verdade! Se estão presos, estão presos! Não é óbvio? continuar lendo

tá começando a ficar bom, isso já pra ter feito a muito tempo continuar lendo

até que enfim uma boa noticia espero comessem a moralizar um pouco a bandalheira da segurança pública continuar lendo

Foi condenado, está preso, cumpre a pena preso. Nada de facilitar a vida. Facilitar só se for na questão de condições mais humanas nas penitenciarias (isso é obrigatório, peloamordedeus!).

Acho que inclusive o regime devia ser como no exercito, acordar cedo, arrumar a cela, exercícios diários obrigatórios, estudar e trabalhar tb obrigatório. Um sistema de ganhar e perder pontos, que refletiria em alguns benefícios e prêmios.

O trabalho sustentando sua manutenção, a pensão de seus filhos, e até, alguma economia para quando sair. Mas a pena, completa. Vida humana (sem crueldade) mas nada de facilidades. continuar lendo

Maria Russo.
Perfeito seu comentário, mas a mão da lei, da Ordem, da Disciplina e da Justiça tem Que ser Pesada, pois, eles (Criminosos) Merecem. continuar lendo

Há grandes chances dos marginais optarem pelo suicídio ou pedir a pena de morte do que se resignar a esses procedimentos militares. Mas essa obrigatoriedade ajudaria muito. continuar lendo