Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Bolsonaro aciona TSE para impedir divulgação de pesquisa eleitoral

Segundo defesa do deputado federal, perguntas feitas aos entrevistados são “difamatórias” e beneficiam o ex-presidente L

há 6 anos


A defesa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ajuizou representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a publicação de uma pesquisa eleitoral do Datafolha. Além de pedir a concessão de liminar suspendendo a divulgação dos resultados do levantamento, Bolsonaro também requer que ele seja proibido de circular definitivamente.

Além de aferir as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018, a pesquisa questionou os potenciais eleitores sobre as circunstâncias atuais da política nacional e seus protagonistas.

Na petição, a defesa de Bolsonaro afirma que o estudo “reserva tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa.”

Uma das perguntas impugnadas pelos advogados questiona: “Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?”.

Em outro momento, a defesa do parlamentar indica que determinadas perguntas supostamente beneficiariam o ex-presidente Lula.

“Nesse ponto, os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento, tudo isso em benefício de uma determinada candidatura, cujo registro perante o TSE é natimorto. De outro lado, ao candidato ora representante, a ‘pesquisa’ reserva tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa”, diz a petição.

A ação foi ajuizada nesta terça-feira (30/1) e, por causa do recesso forense, a análise do pedido de cautelar deverá ser feita pela presidência da Corte.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Metrópoles

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2477
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-aciona-tse-para-impedir-divulgacao-de-pesquisa-eleitoral/541849049

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se Lula não vai ser mais candidato, posto condenado criminalmente em segunda instância, por que o Datafolha insiste em situá-lo na disputa? Como todos sabem, Lula tornou-se inelegível nos termos da Lei da Ficha Limpa. Sua presença no debate eleitoral só serve para tumultuar o processo. Demais disso, pessoalmente não creio que o “Amigo”, como ele era conhecido na planilha da Odebrecht, esteja com essa bola toda, até porque há uma contradição nessa pesquisa, qual seja, embora ele figure como favorito na corrida presidencial, 53% dos entrevistados querem vê-lo na cadeia. Então, será que querem que o gabinete do presidente seja transferido para a Penitenciária da Papuda?! Tudo indica, portanto, que o Datafolha tem sido tendencioso, como parece ocorrer nesse caso do Bolsonaro. Se continuar errando, como, aliás, errou nas eleições de 2010, 2014 e 2016, vai acabar desmoralizado. continuar lendo

Finalmente alguem tomando medidas contra essas pesquisas manipulatórias cometidas a muito tempo pela Datafolha, mas a luta é grande, temos outras na mesma situação, nós devíamos fazer uma pesquisa para ver o patrimônio da Datafolha, o quanto impactou a partir do momento que faz noticias tendenciosas para determinados partidos. continuar lendo

Bolsonaro tem que pegar um livro e aprender o que é estado democrático. continuar lendo

Um dos fundamentos basilares do Estado Democrático de Direito é o direito inalienável do cidadão de se socorrer ao Poder Judiciário caso entenda ter um direito violado, ou mesmo de maneira cautelar, no caso desse estar em risco eminente de ter um direito violado. continuar lendo