Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Menos de 15% dos bacharéis foram aprovados na primeira fase do XXIII Exame da Ordem

Comece agora a sua preparação para o XXV Exame da OAB

há 6 anos

A primeira fase do XXIII Exame da Ordem teve o maior índice de reprovação desde a unificação do exame. Apenas 14,98% dos bacharéis inscritos foram para a segunda fase do Exame, aplicada em 17 de setembro deste ano.

Esse percentual assusta os candidatos que estão prestes a realizar a primeira fase do XXIV Exame da Ordem, marcado para acontecer no próximo domingo, 19 de novembro. Mas, afinal, a que se deve o recorde negativo obtido no XXIII Exame?

Cobrança maior que a capacidade dos candidatos?

O baixo percentual de aprovados levantou o debate sobre o tipo de prova que a Ordem aplica. Alguns especialistas afirmam que o conteúdo cobrado no exame requer um nível de experiência que apenas profissionais atuantes possuem. Estes mesmos especialistas acreditam que o objetivo do Exame da Ordem é verificar se o bacharel possui o mínimo de conhecimento para iniciar sua carreira e exercer sua profissão.

No entanto, o presidente do Conselho Nacional da OAB, Claudio Lamachia, a baixa aprovação se deve à chegada desorientada de cursos de Direito. Segundo Lamachia, o Exame possui um rigor fundamental para garantir uma prestação de serviço de qualidade e para proteção da sociedade, e ressalta que este será mantido.

Ainda de acordo com Lamachia, o nível de dificuldade do Exame deve ser mantido como forma de combater a mercantilização do ensino e garantir que os cursos de Direito sejam de qualidade.

Polêmica

Apesar de a afirmação do presidente do Conselho Nacional da OAB, juristas, desembargadores e outros especialistas discordam dos argumentos e defendem que a mudança dos moldes em que o Exame é aplicado hoje é a melhor solução para aumentar o nível de aprovação.

Muitos concordam que os alunos saem despreparados dos cursos de direitos, porém o Exame não deve apresentar a dificuldade de um concurso público sem oferecer um edital que determine suas regras.

O que reivindicam é mais transparência no processo do Exame, o qual apresenta novas diretrizes todos os anos. O que é exigido no edital nem sempre condiz com que é cobrado nas provas.

Outro ponto de polêmica está na ausência de critérios de correção mais assertivos. O Direito dá margens a interpretações diversas e entendimentos controversos, pois é uma ciência viva.

Comece agora a sua preparação para o XXV Exame da Ordem

A data não oficial de previsão para a publicação do edital do XXV do Exame da Ordem é 30 de janeiro de 2018. A primeira fase deverá acontecer em 8 de abril e a segunda fase em 27 de maio.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Blog Exame da OAB

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3810
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menos-de-15-dos-bachareis-foram-aprovados-na-primeira-fase-do-xxiii-exame-da-ordem/519865525

Informações relacionadas

Marlon Ricardo Lima Chaves, Advogado
Artigoshá 10 anos

Embriaguez como causa de exclusão de imputabilidade

Vanessa Bastos, Estudante de Direito
Notíciashá 7 anos

A pior prova do Exame de Ordem de todos os tempos!

Danielle Bezerra, Advogado
Notíciashá 4 anos

Empresas de telefonia são obrigadas a fornecer número do protocolo ao consumidor após atendimento

Thiago Chiminazzo Scandoleiro, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

Concurso de pessoas segundo o Código Penal

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 9 anos

Qual a área jurídica mais fácil na 2ª Fase do Exame de Ordem?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)