Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

'Bíblia, sim, Constituição, não', prega pastor condenado por preconceito religioso

Quais são os limites da religião?

há 7 anos

Condenado por preconceito religioso, depois de fazer vídeos ofendendo de pais de santo a judeus, o pastor Tupirani da Hora Lores acha que o problema está no Direito. Agora, espalha seus e-mails com a mensagem “Bíblia, sim, Constituição, não”.

A última safra de suas produções no YouTube é para defender a torcedora que foi filmada chamando um jogador de “macaco”, em 2014. Acusada de racismo, a mulher fez transação penal e ficou obrigada a comparecer, todo dia de jogo do Grêmio, durante um ano, a um local definido pela Justiça. Agora, segundo o pastor e seus companheiros de religião, ela deveria ser indenizada pela Justiça, pelo cinegrafista e pelos repórteres que noticiaram o caso.

A nova ideia de Lores é que todos os torcedores que estavam no estádio no dia da agressão (há quase três anos) compareçam à delegacia e digam que também chamaram o goleiro de “macaco”, mas que não são racistas. Assim, diz o pastor, vão ver que “quem faz as leis no país não são os filhos da p... do Congresso Nacional”. As Forças Armadas, prega, “podem matar, mas não podem nos curvar a uma lei”.

O caso da torcedora não é a maior preocupação dele na Justiça. Sua condenação por preconceito religioso chegou recentemente ao Supremo Tribunal Federal, em um Habeas Corpus. O Ministério Público já se manifestou pela manutenção da pena de três anos de reclusão, em regime aberto, e o pagamento de 15 dias-multa.

Ao julgar o caso do Superior Tribunal de Justiça, o ministro Joel Ilan Paciornik explicou:

“Não se trata apenas de defesa da própria religião, culto, crença ou ideologia, mas sim de um ataque ao culto alheio, que põe em risco a liberdade religiosa daqueles que professam fé diferente a do paciente. O acórdão impugnado expressamente considerou que o paciente pregava ‘o fim das Igrejas Assembleia de Deus e igualmente pratica a intolerância religiosa contra judeus’”.

O ministro cita ainda que um membro da igreja de Tupirani publicou vídeos se vangloriando de ter destruído imagens de um centro espírita no Rio de Janeiro. A decisão do STJ lista alguns artigos da Constituição, mas nenhum versículo da Bíblia.

Clique aqui para ler a manifestação do MPF no Supremo.

Clique aqui para ler o relatório e o voto do ministro Paciornik, do STJ.

Fonte: Conjur

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1747
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/biblia-sim-constituicao-nao-prega-pastor-condenado-por-preconceito-religioso/506791982

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ele deve ter problemas mentais, e mal estudou a história para ver as atrocidades que um poder de uma religião pode fazer também, queimar mulheres chamando-as de bruxa, primeiro precisa ter bom senso e respeito para depois ele pensar em religião e direito. continuar lendo

Quem tem problemas mentais são os fiéis que dão ouvidos a esse imbecil. continuar lendo

Se continuar assim, o estado LAICO vai cair. Está por um fio.... continuar lendo

É isso aí!! Que seja punido conforme à lei, nos casos do art. 208 do código penal.
Mas faço uma crítica ao que está acontecendo atualmente no Brasil e no Mundo, que é a confusão entre liberdade de manifestação religiosa x intolerância religiosa.
Para alguns, é intolerância religiosa, acreditar que a religião alheia possua algum tipo de entidade maligna e que só há uma verdade. Devemos entender que as pessoas pensam de forma diferente, e se elas querem acreditar em verdades absolutas, desde que essas concepções religiosas não obstam ou impeçam o exercício regular da religião de terceiros, não há problema nenhum nisso.
A liberdade de crença é uma prerrogativa constitucional e que deve ser respeitada. continuar lendo