Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Agora é Lei! Pais podem faltar no trabalho para levar o filho ao médico

há 7 anos

Quem tem filho com até 6 anos de idade agora terá o direito assegurado por Lei de faltar um dia por ano no trabalho para acompanhar a consulta médica sem prejuízo no salário. De acordo com a publicação na página no Facebookdo Senado Federal, tanto o pai quanto a mãe tem esse novo direito garantido.

A Lei 13.257/2016 foi sancionada por Dilma Rousseff em março deste ano. Foi essa mesma determinação que ampliou a licença-paternidade para 20 dias, para os trabalhadores de empresas inscritas no Programa Empresa-Cidadã, que também garante até dois dias de falta para que os parceiros acompanhem exames e consultas da gestante.

Fonte: Revista Pais & Filhos; Agência Senado

Dê sua opinião sobre essa Lei nos comentários.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66271
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agora-e-lei-pais-podem-faltar-no-trabalho-para-levar-o-filho-ao-medico/501818030

Informações relacionadas

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 6 anos

Posso faltar no trabalho quando meu filho ficar doente?

Edgar Yuji Ieiri, Advogado
Artigoshá 7 anos

A empresa é obrigada a abonar a falta do trabalhador que leva filho menor doente ao médico ou o acompanha em internação hospitalar?

JurisWay
Notíciashá 12 anos

Pais poderão faltar ao trabalho para participar de reunião em escola de filho

Gustavo Nardelli Borges, Advogado
Artigoshá 5 anos

Falta ao trabalho para acompanhamento de familiar em consulta médica

Câmara dos Deputados
Notíciashá 8 anos

Comissão aprova reunião escolar obrigatória e abono para presença dos pais

38 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Talvez a idade das crianças seria um ponto sério de atenção para uma possível alteração. O número de dias também é uma questão a ser revista. continuar lendo

Até 6 anos??? E se a criança tiver 7, 8, 9 anos de idade tem condições de ir ao médico sozinha? continuar lendo

E 1 dia/ano? Se precisar de mais??? Criança NÃO É adulto, está em formação da imunidade fisiológica... continuar lendo

Eu fico pensando nestas mesmas situações. No brasil, eles fazem um lei que deveria ser obrigatória parecer um favor, uma conquista que nem devemos comemorar.

"Até 6 anos??? E se a criança tiver 7, 8, 9 anos de idade tem condições de ir ao médico sozinha"

"E 1 dia/ano? Se precisar de mais??? Criança NÃO É adulto, está em formação da imunidade fisiológica..."

Essa postura do Brasileiro malandro, zé carioca, que sempre quer tirar vantagem, sempre sua "brasilidade" para burlar as coisas, que justifica essa política mais rígidas para conceder benefício. continuar lendo

A legislação deveria ter estabelecido apenas "criança" e não a idade. Isso deixaria uma margem maior de interpretação e as empresas por cautela considerariam, pelo menos, os 12 anos do ECA. continuar lendo

Complementando minha opinião com matéria da VEJA.
Por que os trabalhadores fogem dos países com “melhores” leis trabalhistas?
Por Leandro Narloch access_time 11 fev 2017, 13h05 - Publicado em 17 abr 2015, 13h0

Quem ataca a regulamentação da terceirização costuma acreditar que as leis trabalhistas garantem direitos, que sem elas os trabalhadores estariam em situação vulnerável e precária. Essas pessoas precisam responder uma pergunta: por que os países com “melhores” leis trabalhistas exportam trabalhadores?

Ora, se as leis que protegem os empregados têm o efeito esperado, veríamos ingleses migrando para a Espanha e Portugal, onde é quase impossível demitir alguém. Operários dos Estados Unidos, onde não há obrigação de aviso prévio, multa por rescisão de contrato nem férias remuneradas, atravessariam desertos a pé para chegar ao México, onde o custo médio de uma demissão é de 74 semanas de trabalho.

Mas o que vemos é o contrário: os trabalhadores fogem dos países com leis que os protegem demais. Há quase 200 mil portugueses e espanhóis trabalhando na Inglaterra, onde é muito fácil contratar e demitir. Cerca de 4 milhões de indonésios (segundo o Banco Mundial, um dos países onde é mais caro demitir) trabalham na Malásia, na Austrália e também em Cingapura, onde sequer há uma lei geral de salário mínimo.

Considere estes dois grupos de países:

1. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Cingapura, Hong Kong (China), Maldivas, Ilhas Marshall.

2. Bolívia, Venezuela, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Tanzânia, Congo e República Centro Africana

Quem acredita na mágica das leis trabalhistas diria que elas são mais rígidas nos países do primeiro grupo. Afinal vivem ali os trabalhadores com melhor qualidade de vida no mundo. Na verdade, no grupo 1 estão os sete países que, segundo o Banco Mundial, têm as leis que menos azucrinam os patrões. Já o grupo 2 reúne os sete países que mais protegem os trabalhadores. Na Venezuela, a lei proíbe a demissão de que ganha até um salário mínimo e meio (o que faz funcionários terem medo de serem promovidos, pois os patrões costumam aumentar o salário para então demiti-los).

Por que multidões de imigrantes decidem ir trabalhar nos Estados Unidos e não na Venezuela?

Eu arrisco uma explicação: países com leis trabalhistas muito rígidas são geralmente lugares ruins para se fazer negócio. Lucro é considerado pecado; empresários são tidos como vilões. Pouca gente se aventura a investir ou abrir vagas de trabalho em lugares assim. Já os países onde as leis trabalhistas são mais leves costumam ter mais liberdade para empreender, tradição de respeito à propriedade, facilidade para investir e, por causa disso tudo, mais oportunidades para os pobres.

É a facilidade de fazer negócios, e não um punhado de palavras escritas no papel, que garante direitos aos trabalhadores. continuar lendo

Que ? Que fonte disse essa besteira ?

As pessoas fogem da Venezuela e muitas pessoas do terceiro mundo migram para os Estados Unidos, o motivo não são leis trabalhista não. Se você se convenceu disso pesquise melhor.

A crise política e econômica na Venezuela tem levado muitos cidadãos a deixar o país em busca de melhores condições de vida em outro lugar. Estima-se que mais de 1 milhão de venezuelanos já tenha cruzado a fronteira com a Colômbia, enquanto outros 30 mil vieram para o Brasil.

"A Venezuela ficou para trás. De Caracas, o Nestor trouxe o currículo, a roupa do corpo e as lembranças. Ele conta que com o salário que ganhava tinha que escolher entre comprar o leite da filha e a comida da família, que não dava para três dias."

"O Valério diz que aqui ganha mais vivendo de bicos na rua do Brasil do que um profissional formado na Venezuela."

Essa são os mesmo motivos pelos quais os Brasileiro vão para os EUA por melhor condição de vida, melhor salário, melhor segurança pública. Não tem nada haver com Leis trabalhistas. continuar lendo

Acho pouco, deveria ser sempre que o filho estivesse doente....
Com salário pago pela assistência social do governo.
Nunca vi ninguém abrir empresas para fazer caridade, até o empregado que depois de vários anos se desliga do emprego e abre uma empresa faz par ter lucro, se o cara quiser fazer caridade, abre uma ONG.
Enquanto estes políticos continuarem a fazer esta politicagem o país só pode piorar. continuar lendo