Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

A cada 5 segundos, um novo processo chega ao Judiciário

Nosso Judiciário acumula mais de 75 milhões de processos pendentes de análise

há 7 anos

Somos o país com mais advogados no mundo, com 1 milhão de profissionais. Nosso Judiciário acumula mais de 75 milhões de processos pendentes de análise. A cada 5 segundos, uma nova ação ingressa em um dos milhares de Fóruns espalhados pelo país.

Com números tão impressionantes, é inevitável perguntar: qual será o futuro do Poder Judiciário no Brasil? Afinal, a justiça que tarda é sempre falha.

Nesse cenário caótico, uma nova tendência surge como principal esperança: a tecnologia criara por startups ligadas a área jurídica, conhecidas como LawTechs – ou LegalTechs.

Em outubro, acontecerá a maior conferência sobre novas tecnologias que podem destravar o judiciário brasileiro e causar uma revolução no mundo todo. A LawTech Conference vai reunir mais de 1 mil advogados e profissionais ligados ao Judiciário, além das empresas mais inovadoras desse setor.

No mundo todo, têm surgido robôs que utilizam inteligência artificial para analisar milhões de páginas de doutrinas e jurisprudência em segundos. Muitos deles conseguem resolver processos em minutos, coisa que para advogados seriam necessárias muitas horas de trabalho.

O JP Morgan, um dos maiores bancos do mundo, economizou 360 mil horas de trabalho dos seus advogados, depois de adotar soluções tecnológicas no seu Departamento Jurídico.

Um aplicativo, criado recentemente, dispensa a necessidade de advogados em quase 1 mil conflitos jurídicos de menor relevância, como multas de trânsito, por exemplo.

Fonte: StarteSe

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1419
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1562
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-cada-5-segundos-um-novo-processo-chega-ao-judiciario/500881905

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que pesa no Poder Judiciário é: Servidores que não querem trabalhar, incluindo Juízes, Promotores e Defensores Públicos; sentenças com condenações irrisórias, onde há um verdadeiro estímulo para que os lesadores dos direitos se sintam cada vez mais potentes, pois o Poder Judiciário é moroso; advogados que não buscam solucionar coisas mínimas com conversa e, a soberba de julgadores que não respeitam os direitos da sociedade e procuram interpretar a lei a sua maneira. continuar lendo

Espero que antes corrijam o sistema atual que "não sabe" diferenciar poupança de conta-corrente e não só bloqueia como também transfere quantias em Cobranças Extra-Judiciais;cadernetas de poupança com valores muito inferiores ao permitido. E julgamentos que fazem o réu revel, mesmo com residência fixa. Processos eivados de vícios... continuar lendo

Sempre a tecnologia em assuntos burocráticos é bem vinda, mas o que o Judiciário precisa mesmo é uma reforma nas Leis e Códigos que elimine as dualidades ou que permita multiplas interpretações. leis mais claras em relação a direitos e deveres; regras comerciais e de relacionamentos mais claras; precisa de ética profissional; um código que estabeleça penalidades para quem propoe um processo oportunista ou que vise apenas zombar das leis. Precisa que os serviços de advocacia sejam remunerados por honorários onde cada parte pague pelo seu serviço e não que se viva de sucumbências. Um Juiz não pode ter o poder de decidir pelo seu 'entendimento' mas sim pelo entendimento da Lei. Um Juiz não pode estabelecer honorários, isso é um relacionamento comercial entre contratante e contratado. Justiça Gratuíta tem que ser respeitada; quem se propoe a este tipo de serviço não deveria nunca requerer sucumbência ou que se estabeleça honorários.
Temos que acabar com a justiça especializada como por exemplo os Foruns Trabalhistas; Justiça é uma só, cível ou criminal continua sendo justiça.
Processo precisa ter rito, definido, engessado. Juiz tem que ter prazo para finalizar processo. Não dá para aceitar protelações ou pedidos de vistas.
Enquanto o $$$$$ falar mais alto, a Justiça ao invés de Cega/Surda e Muda, será deficiente de motoridade.
Não pode um processo levar tanto tempo para ser concluído que os crimes prescrevam. continuar lendo

Porque a corrupção impera e porque o judiciário é benevolente com o erro. Um exemplo é tentar uma reintegração de posse de uma área relativamente grande. Procastinam até ficar entulhado de pessoas e coisas e tornar a retomada muito custosa. Se as coisas valessem os mal intencionadas não ousariam tentar ludibriar a lei e as pessoas. continuar lendo