Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

É lei! Jovens brasileiros de 15 a 29 anos podem viajar de graça pelo país

Mas quem é que paga essa conta?

há 7 anos

A lei garante que, em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas sejam reservadas para jovens entre 15 e 29 anos e, se esgotadas, outras duas vagas deverão ser oferecidas com 50% de desconto. Você sabia disso? Pois é, muita gente não sabe!

Como garantir esse direito?

O jovem precisa apenas apresentar a Identidade Jovem, também conhecido como ID Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, junto a um documento oficial de identificação com foto.

Para conseguir o direito, o jovem precisa possuir o ID Jovem – e não é necessário imprimir; basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete.

O Governo Federal garante que mais de 18 milhões de jovens sejam beneficiados. O documento vale também para meia entrada a eventos culturais e esportivos, semelhante a já conhecida Carteira de Identificação Estudantil.

Se o direito não for garantido, o usuário pode procurar pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que tem postos de atendimento em muitas rodoviárias. O benefício integra o Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade, do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

Com toda certeza, esse benefício vai ajudar muito durante a faculdade, fase em que os estudantes (e jovens) costumam ficar com pouco dinheiro, somado ao custo elevado para se manter.

Fonte: Blog da Engenharia

Dê sua opinião sobre o programa nos comentários.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54854
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-lei-jovens-brasileiros-de-15-a-29-anos-podem-viajar-de-graca-pelo-pais/491562535

Informações relacionadas

Taysa Justimiano, Advogado
Notíciashá 7 anos

Jovens estudantes tem direito à desconto de 50% nas passagens de ônibus interestaduais

Mário Luiz Ramidoff, Magistrado
Artigoshá 13 anos

Estatuto da juventude: programa suplementar de transporte escolar e meia-passagem

Thiago Souza, Advogado
Artigoshá 6 anos

As doenças que garantem desconto de até 30% na compra do carro zero

Pedro Anelli, Advogado
Notíciashá 7 anos

Jovens podem viajar gratuitamente entre Estados de ônibus e trem, aproveite!

Modelo de contrato de aluguel simples word para preencher - Atualizado

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vergonhoso, será que ninguém percebe que iremos pagar essa conta, só que mais caro?

Gente, pelo amor de Deus, não existe almoço grátis. Alguém vai pagar essa conta, e provavelmente muito mais caro continuar lendo

Com essa ideologia socialista enraizada desde cedo... A maioria só vai pensar nos seus 0800 e 50% de cada dia. continuar lendo

Isso não é um direito e sim uma socialização de passagens com os demais passageiros deste ônibus.
29 anos agora é jovem ?
Se não tem o $$ da passagem vai viajar para que?
Ninguém pensa que este direito quem paga são os demais que às vezes também estão em dificuldade. continuar lendo

Diga isso para um Socialista. Ele vai dizer que não e bem assim ou que você esta errado. Só em refletir a situação, o problema, o socialista vai dizer que você esta errado. continuar lendo

Já pensou nos jovens que fazem faculdades estaduais ou federais em outros estados e desejam visitar a família ? Este dinheiro NÃO está sendo roubado e sim investido, na educação, na cultura, no inserimento dos jovens na sociedade. Se está preocupado com seu dinheiro, se preocupe com a corrupção, até porque se o dinheiro for utilizado para viajar, o direito ao lazer também é lei e todos deveriam ser beneficiados. Abraço! ;) continuar lendo

Acho interessante como as pessoas tendem a reclamar de tudo.
Se o governo joga a corda no pescoço do povo brasileiro, todos reclamam (e com razão), se o governo garante um direito também reclamam.
Ora, o fato de o governo conceder esses direitos não dever ser enfrentado como "deveria dar emprego" ou "deveria valorizar o estudo" e etc. NÃO É ISSO.
No meu entender o governo está fazendo a sua obrigação e além disso quero lutar por mais emprego, por maior valorização no estudo e etc.
Um direito não exclui o outro. Eles se somam.
Pagamos impostos altíssimos. Deveríamos ter muito mais assistência do que temos.
Ao meu ver fez o mínimo. E continuo querendo educação, saúde, segurança como prioridade.
Logo, vamos comemorar esse, mas não abaixar a guarda pois precisamos de outro, só esse não é suficiente. continuar lendo

Estamos acostumados a reclamar de tudo.

Se pagamos impostos e temos direito , temos que usar.

Exemplo disso é o nosso sistema de saúde, hoje só pago convenio porque nosso sistema é falido , mas o dia que melhorar (duvido muito, mais quem sabe) eu paro de pagar e começo a usar, não é porque eu tenho condições de pagar um convenio que tenho que pagar.

Hoje pagamos tudo em dobro, pagamos impostos que nos garante serviços de saúde, segurança, educação, lazer. Porém como o sistema nunca funciona somos obrigados a pagar particular, saúde, segurança, educação, lazer. continuar lendo

Meu caro, se fosse um programa social, em que o governo, com nossos impostos, pagasse por isso, seu comentário ao menos faria sentido (continuaria a não concordar, mas teria um nexo). Não é nem ao menos o caso.

O que temos é que o governo determina que as empresas ofereçam vagas "gratuitas". O que implica que todos os consumidores (e não, diretamente, os "contribuintes") subsidiam essas vagas. Não sai dos impostos; sai da sua passagem. continuar lendo

Tudo bem, que não seja uma política direta.
No Canadá, em Dubai há políticas no mesmo sentido.Para pessoas menos favorecidas, conceda direitos a mais.
Queria, na verdade, registrar mais a indignação das pessoas que tentam contrabalancear uma situação pela outra que, no meu ponto de vista, não faz muito sentido. continuar lendo

Ótimo, mas quem paga a conta?

"Não existe almoço grátis". A carteira de estudante não lhe garante pagar 50% do valor, mas sim, a metade do dobro. Dobro esse que quem não é estudante paga, pra compensar os "prejuízos da meia entrada".

No final quem sempre pagará a conta seremos nós. continuar lendo