Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Lei que isenta idosos de pagar estacionamento em shoppings foi aprovada na Câmara? Não é verdade!

Texto chegou a tramitar entre 2008 e 2011, mas foi arquivado. Estatuto do Idoso não prevê estacionamento gratuito em shopping centers.

há 7 anos

Circula pelas redes sociais a informação de que foi aprovada a lei 2786/08, que isenta pessoas com mais de 60 anos do pagamento de estacionamento em shoppings pelo país. Não é verdade.

O texto falso diz que, para obter a isenção, basta levar o ticket ao balcão juntamente com a carteira de identidade e pedir um carimbo.

O projeto de lei realmente existiu. Ele foi criado em 2008, mas acabou arquivado ao final da legislatura, em 2011.

A assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados aponta um erro flagrante no texto em circulação que revela a falsidade da mensagem. Se fosse, de fato, aprovada em 2017, o número da lei devia terminar com o referido ano ("/17") e não com "/08", como aponta o texto.

O PL 2786/2008 propunha a alteração da lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, o chamado Estatuto do Idoso, para proibir a cobrança de estacionamento a condutores idosos. O Estatuto do Idoso não foi modificado neste sentido.

Veja o que diz a notícia falsa:

Lei 2786/08 foi aprovada dia 06/8 de 2017 Pessoas idosas, acima de 60 anos, não pagam estacionamento nos shoppings. Faça valer o seu direito. Leve o ticket ao balcão de pagamento juntamente com sua carteira de identidade, e peça o carimbo de isenção. Repassem para todos os seu contatos... idosos ou não.

Fonte: G1

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56872
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-isenta-idosos-de-pagar-estacionamento-em-shoppings-foi-aprovada-na-camara-nao-e-verdade/488195393

Informações relacionadas

Tatiana Gomes, Advogado
Artigoshá 5 anos

O Idoso e o Direito à Vaga Especial de Estacionamento

99Contratos, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Quando pode ocorrer a retomada do imóvel na locação residencial?

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 13 anos

Lei que regulamentou profissão de motoboy no DF é inconstitucional

Associação dos Magistrados da Bahia
Notíciashá 14 anos

LEI PREVê ESTACIONAMENTO GRATUITO EM SHOPPINGS DE SP

Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
Artigoshá 8 anos

Vaga de estacionamento para idosos. O que precisamos saber?

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Concordo totalmente com a isenção de pagamento de estacionamento de shoppings e supermercados para idosos, a partir de 60 anos. É justo e não entendo o porquê desses deputados/vereadores não proporem e aprovarem essa lei que é de interesse da população, que cada vez fica mais idosa. Estive em El Salvador, país da América Central e pude constatar que nenhuma pessoa paga por estacionar seu carro em shoppings e grandes lojas. E a segurança é muito mais eficaz e eficiente que as daqui. continuar lendo

Maurício, esqueceu que vivemos (???) em Banânia, republiqueta abaixo da linha do Equador? Banânia é o país que nós, bananeiros, fundamos, ao dar votos a esses filhosdaputa todos que se encastelaram, se acoitaram no valhacouto que é brasilia, com os NOSSOS votos jogados no lixo das urnas eletrônicas ajustadas pra ganhar quem lhes aprouve. continuar lendo

Vamos pensar um pouco, Sr. Maurício de Mello Moraes.
São Paulo tem mais automóvel do que El Salvador tem de habitantes.
A capital San Salvador é uma cidade com ... 240 mil habitantes!!!!!
Somente São Paulo, capital, tem 7 milhões de automóveis!!!!
E a realidade de um país pode não ter absolutamente nada com a do outro. Lá, ao contrário daqui, há espaço para se parar nas ruas, à vontade. Aqui, o estacionamento tem que ser cobrado pois o espaço é escasso. Com certeza, para alguém não pagar estacionamento, outros estariam pagando em dobro, pois não há vagas nas ruas.
Sopa de graça não existe. Todo munda gosta de bolo de fubá, mas ninguém quer ralar o milho.
A culpa, neste caso, não é dos vereadores. Injustiça haveria se não se cobrasse pelo estacionamento. continuar lendo

Por aqui iriam colocar muitos vovôs e vovós no volante pra passear no shooping. continuar lendo

Esse texto chegou na hora certa pra mim! Preciso fazer um relatório sobre isso.
Aliás, eu fico imaginando por qual razão as pessoas disseminam uma informação falsa. A troco de que? continuar lendo

O problema é "pagar ou não pagar". É o mesmo como vaga para idoso.
Geralmente são usadas vagas de idosos que não são idosos, e quem vai fiscalizar? Seria até absurdo.
Assim é idoso não pagar o estacionamento. Ai vai aparecer um monte de idoso para não pagar estacionamento, basta estar acompanhado de um que será logo levado ao guichê para não pagar. continuar lendo

me chamo JUSCELINA P.G.S.AGUIAR, operei minha coluna, e fiquei com problemas relativos a cirurgia, tenho as radiografias feitas, agora estou com artrite no joelho esquerdo o que me faz ter que me locomover com bengala.
Frequento muito o shopping barrashopping, poi faco, tds os meus exames e atendimento a medico neste shopping,
gostaria que me dessem o cartao de vaga para deficiente, pois ficam mais proximas as entradas.,
agradeco a atencao dispensadas,
juscelina p.g.s.aguiar
cpf; 53711017720
moro na rua zoila de abreu s|n, Condomínio jardim europa - RIO DE JANEIRO/RJ
MEU TELE; 21 33260707/998048782 continuar lendo