Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Como estudar para a 2ª fase do XXIII Exame da Ordem

Os aprovados na primeira fase realizarão a prova da 2ª fase em 17 de setembro.

há 7 anos

Os bacharéis de Direito realizaram ontem, 23/07, a 1ª fase do XXIII Exame da OAB. Os aprovados nessa fase já estarão com meio caminho andado, mas ainda precisarão mostrar que seus conhecimentos são suficientes para serem aprovados na 2ª fase, que acontecerá em 17 de setembro.


Portanto, nada de cantar vitória antes da hora; o momento ainda requer foco e preparação e, por isso, resolvemos dar uma mãozinha para que você tire o exame da letra.

Como é dividido a 2ª fase do Exame da OAB?

A estrutura da prova da 2ª fase do Exame da OAB é bem simples. Cada candidato terá de responder quatro questões, cujo valor é de 1,25 para cada uma, e criar uma peça, que vale cinco pontos, em uma das sete áreas do direito, a saber:

  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Tributário, e
  • Direito Constitucional.

Vale lembrar que é o próprio aluno que escolherá a área do Direito para criar a peça e, para que o aluno seja aprovado e possa exercer sua profissão, ele precisa tirar, pelo menos, seis nesta fase do Exame.

Qual é a área mais fácil da 2ª fase do Exame da OAB

Os especialistas da área garantem que não há área mais fácil ou difícil. O que acontece é que, muitas vezes, o aluno acaba optando por criar uma peça de uma área com a qual possui pouca afinidade e tem pouco conhecimento a respeito.

Sendo assim, a dica aqui é fugir das estatísticas diversas – e por diversas vezes infundadas – que há espalhadas pela internet sobre qual área é mais fácil de ser aprovado. O importante é escolher uma área em que o candidato não apenas tenha um conhecimento um pouco mais aprofundado, como tenha, também, afinidade.

É muito fácil discursar sobre algo do que gostamos e que temos maior facilidade, não é mesmo? Portanto, esse deve ser o seu critério principal na hora em que for escolher uma área para criar a peça na 2ª fase do Exame da OAB.

Cuidado com as influências

Conselhos e opiniões são muito bem-vindos quando há dúvidas quanto a que área deverá escolher para criar a peça da 2ª fase da OAB. No entanto, lembre-se que é você quem vai prestar a prova e, portanto, a sua decisão é a que vale.

Embora ouvir as opiniões de professores, colegas de trabalho, etc., possam ajudá-lo a escolher a sua área, a decisão final deverá ser sua e somente sua. Uma boa dica para escolher, principalmente para aqueles que já estão estagiando, é escolher uma área em que você já possua experiência e conhece o dia a dia dos processos.

Pratique

Deixamos aqui uma ajuda extra para quem agora está se preparando para a 2ª fase do XXIII Exame da Ordem. Use os modelos abaixo para aprofundar os seus estudos e realizar sua prova tranquilamente. Basta clicar nos links.

Boa prova e boa sorte!

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16552
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-estudar-para-a-2-fase-do-xxiii-exame-da-ordem/480283598

Informações relacionadas

Stefanno Cincinato, Advogado
Modeloshá 9 anos

XIV Exame de Ordem 2ª Fase - Direito Civil - Agravo de Instrumento c/c Tutela recursal

Arthur Sales, Advogado
Modeloshá 3 anos

XXVII Exame de Ordem Unificado (2018.3) - Peça prático-profissional da 2ª fase de Direito Civil

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamatória Trabalhista - Atualizada!

Jonatas Roberto Cabral da Silva, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Modelo XXXII Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Reclamação Constitucional -

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 9 anos

Qual a área jurídica mais fácil na 2ª Fase do Exame de Ordem?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

instrução muito boa para o exame,da ordem lima continuar lendo