Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Tudo o que você precisa saber sobre a condenação de Lula

A segunda instância vai manter a condenação? Como fica 2018? Para onde vai a bolsa? Abaixo, as seis respostas fundamentais sobre o caso.

há 7 anos

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá abriu uma nova leva de incertezas políticas e econômicas.

A segunda instância vai manter a condenação? Como fica 2018? Para onde vai a bolsa? Abaixo, as seis respostas fundamentais sobre o caso.


1 – Por que Lula foi condenado?

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou nesta quarta-feira o primeiro ex-presidente da República condenado por corrupção na história do Brasil.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, considerou Lula culpado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro atribuídos a ele pelo Ministério Público Federal (MPF) no caso envolvendo o tríplex no Guarujá, reservado ao petista pela OAS e reformado pela empreiteira ao custo de 2,4 milhões de reais.

Além deste processo, em que Lula foi sentenciado a 9 anos e seis meses de prisão, o ex-presidente é réu em outras quatro ações penais e alvo de uma denúncia do MPF ainda não analisada por Sergio Moro. A sentença afirma que, uma vez que o ex-presidente Lula teve comportamentos de intimidação da Justiça e de orientar terceiros para destruição de provas, “até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva”. Porém, foi considerado prudente aguardar o julgamento pela Corte de Apelação, antes de fazer cumprir a pena, já que a prisão cautelar de um ex-presidente “não deixa de envolver certos traumas”. Assim, Lula poderá apresentar sua apelação em liberdade.


2 – A decisão será mantida em segunda instância?

Se a condenação em primeira instância era dada como certa, a posição do Tribunal Regional Federal da 4ª região, em Porto Alegre, ainda é uma incógnita. Dos 43 condenados por Sergio Moro que chegaram à corte, 12 terminaram absolvidos. E em apenas 13 vezes as penas foram mantidas – um índice de apenas 30%, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo. O caso mais recente de absolvição foi do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, acusado de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Vaccari foi absolvido pela 8ª Turma Criminal, que considerou que as provas contra ele eram “insuficientes” e baseadas apenas em “delações premiadas”. O caso de Lula também será analisado pelos três desembargadores da 8ª Turma, composta por Victor Luiz dos Santos Laus, João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen. Mas seu caso pode ter outro desfecho, na visão de analistas políticos. “O mundo vai cair em cima deste colegiado de juízes. O melhor que eles têm a fazer é manter a decisão”, afirma Sérgio Praça, cientista político da FGV.

3 – Lula será candidato?

A 452 dias das eleições de 2018, a possibilidade de que Lula seja candidato não está 100% descartada.

Focado justamente na narrativa de perseguição jurídica, que ganha mais um capítulo nesta quarta-feira, o ex-presidente tem 30% das intenções de voto em todos os cenários de primeiro turno, segundo a pesquisa Datafolha de junho. Seus apoiadores dizem que a condenação tem como propósito inviabilizá-lo nas eleições de 2018, evitando o retorno da esquerda ao Palácio do Planalto. ]

O que vale portanto, é a confirmação ou não da sentença pelo TRF-4. Pela Lei da Ficha Limpa, é a primeira decisão colegiada que caracteriza a inelegibilidade de um candidato. Entre as apelações das defesa de condenados pela Lava-Jato à segunda instância já julgadas, o tempo médio de decisão é de 342 dias, cerca de um ano.

A maior delas chegou a 21 meses. O que resta de dúvida no caso de Lula, portanto, é quanto tempo o tribunal colegiado levará para confirmar ou rejeitar a decisão de Moro. O registro de candidatura para a Presidência da República costuma acontecer seis meses antes do pleito, marcado para 7 de outubro de 2018, mas o caso fica em aberto até o julgamento do registro pela Justiça Eleitoral, que acontece antes da posse.

Mesmo que a candidatura seja registrada, há a possibilidade de cassação do registro por conta da condenação. “O processo deve acelerar ainda mais a campanha do Lula para a presidência, já que fica mais sensível prender o candidato que lidera as pesquisas”, afirma Renato Meirelles, sócio da empresa de pesquisas Locomotiva.

4 – O que ainda pesa contra Lula?

Há outras cinco frentes de investigação contra o ex-presidente, com Lula réu em quatro delas:

1 – Terreno e cobertura bancados pela Odebrecht;
2 – Compra do silêncio de Nestor Cerveró;
3 – Favorecimento à Odebrecht no BNDES;
4 – Caças suecos e venda de Medida provisória;
5 – Sítio em Atibaia reformado por empreiteiras, em que Lula ainda é apenas denunciado.

5 – Como a condenação afeta o cenário político?

A esquerda tentará fortalecer o discurso de que Lula sofre uma perseguição política. É uma tentativa de criar simpatia para melhorar o cenário nas eleições de 2018 de forma que, mesmo que o ex-presidente seja condenado em segunda instância e não possa ser candidato, outro nome do mesmo campo político se capitalize politicamente.

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini, reforçou o discurso. “Moro foi quem condenou, quem investigou, quem denunciou e julgou”, disse. Assim como o senador Lindbergh Farias. “Não vamos aceitar um processo eleitoral sem Lula, é fraude, é uma farsa, vamos denunciar internacionalmente […]. A Justiça brasileira sempre jogou do lado da elite, e sempre foi muito dura com os movimentos sociais”, afirmou.

Até aqui, o discurso de perseguição está ajudando a fortalecer o ex-presidente – em um ano subiu de 17% para 30% das intenções de voto.

Para o professor de Ética e Filosofia na UNICAMP, Roberto Romano, a corrida pela persuasão se intensifica a partir de hoje. Assim, considerando que 17% seria o chão para Lula, esses 13% estão em jogo para a esquerda – Lula sendo candidato ou não. “Claro que essa condenação vai prejudicar a esquerda. Hoje o Lula é reconhecido como culpado por corrupção e pelo espaço de tempo que temos, já é possível avaliar que dificilmente poderá concorrer às eleições porque deve ser condenado em segunda instância”, diz o líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho.

6 – Como fica a bolsa?

A bolsa disparou 1% após a condenação de Lula, mas, segundo analistas, trata-se de algo pontual. “Foi um movimento pautado mais pela emoção e euforia do que pelo racional”, diz Raphael Figueredo, analista da corretora Clear. A denúncia enfraquece a candidatura de Lula para 2018, mas não o impossibilita de concorrer às eleições.

A possibilidade de Lula presidente, portanto, continuará a assombrar investidores e impedir uma grande alta da bolsa. Ao longo dos próximos dias os investidores voltarão a se atentar para o cenário político atual. A denúncia contra o presidente Michel Temer, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e a reforma da Previdência são as notícias que mais interessam neste momento. Lula é um problema para depois.

Fonte: Exame

Deixe sua opinião (e previsão) sobre o que acontecerá nos próximos meses nos comentários.


Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45754
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-condenacao-de-lula/477726699

Informações relacionadas

Brenda Licia, Advogado
Notíciashá 7 anos

Caso de Lula: entenda a condenação

Anajarino Júnior, Advogado
Artigoshá 2 anos

Afinal, o ex-presidente Lula foi inocentado judicialmente ou não?

Carlos Negrelli, Estudante de Direito
Artigosano passado

Por que Lula foi solto?

56 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A condenação de Lula é algo histórico para o Brasil simboliza que ainda existe Justiça no país e certamente o Juiz Sérgio Moro será lembrado com um herói brasileiro. continuar lendo

A quantidade de "achismos" no processo fara com que o digníssimo ex-presidente saia incólume dessa decisão fazendo com que tudo não passe de uma imensa macarronada (mais barata que pissa) servida ainda quente nas eleições.

Com pouco esforço podemos até ouvir os ecos futuros:

"1) Falaram que eu tinha um triplex, não acharam nenhum documento que provasse.
2) Falaram que eu tinha um sitio em Atibaia, não acharam nenhum documento que provasse.
3) Falaram isso e aquilo e não conseguiram provar nada.
Idiotas mal sabem fazer o O sentados."

Em pensamento próprio:
Pobres mortais que não sabem que um sitio ou um apartamento é menos liquido que um simples e pequeno diamante em Antuérpia.

Vamos todos para a reeleição no primeiro turno e se antecipar melhor ainda.

Obs.´. Entenda a ironia antes de criticar. Mostre que que não é Tico e Teca somente. continuar lendo

Heroi so se for do tucanato pois em 3 anos de lava jato nenhum tucano Moro enjaulou continuar lendo

Heroi só se for do tucanato pois em 3 anos de lava jato nenhum tucano Moro enjaulou, grande heroi rs continuar lendo

Nobres colegas, qualquer especulação acerca do resultado do recurso de apelação é prematuro. Pois, bem. O juiz Sergio Moro é um juiz experiente, não é bobo, com certeza ele não iria proferir uma sentença condenatória em face do Lula alicerçada em imposturas e/ou provas fragilizadas e inviáveis. Com certeza esta sentença não foi elaborada por assessores e sim, pelo próprio Moro ante a repercussão do caso e a figura do réu. Se os integrantes da 8ª Turma do TRF4 forem comprometidos com a justiça e com a Lei, com certeza Lula não escapa. Agora, este discurso de perseguição política não vai decolar, só para os Petistas, o mesmo discurso foi aplicado no caso Dilma, deu no que deu.

Em relação a pesquisa apresentada no texto realizada pelo Data/Folha, sabemos que são pesquisas encomendadas e manipuladas para induzir pessoas desavisadas a embarcarem no trem do oba, oba do Lula. Sabemos, se ele se candidatar vai ser um fiasco a não ser que a trupe do PT, tenham ainda dinheiro guardado advindo do propinoduto, pois nas próximas eleições ele não terá apoio da Odebrecht e nem da JBS. Se os discursos inflamados do Lula começarem a atiçar a militância petista a praticarem a desordem e a depredação do patrimônio público, não tendo dúvidas ele será preso é bom ele colocar a barba de molho, esta condenação foi a primeira, outras irão advir, pois a lama debaixo do tapete é grossa. Agora, se o caldo engrossar em face do Lula, ele vai fugir do Brasil, acredito que tudo esteja planejado no denominado plano B e/ou na antagônica frase do Leão da montanha que diz: "Saída pela direita". Pois pela esquerda não dá mais. Vamos aguardar o desfecho desta novela política avermelhada. continuar lendo

Mas nós já não saímos pela direita, dr. Euclides? continuar lendo

O perigo mora quando buscamos heróis ou nomeamos heróis.

O juiz Moro é corajoso, mas se excedeu algumas vezes no processo.

Exemplo: Divulgação de áudio sem mandado e competência. Áudio tido como ilegal e nada aconteceu. Isto não é direito, isto é exceção da norma. Acredito que alguém esteja acima da lei?

O Japonês da Federal também já foi considerado um herói. O Brasil não precisa de heróis e sim de obedecer a constituição.

Recomendo o estudo sobre exceção da norma (Carl Schmitt e Giorgio Agamben). continuar lendo

Então, como diz o Leão da montanha, "saída pela retaguarda", meu nobre colega Jackson Fernandes. continuar lendo

Condenar alguém sem provas coloca em risco toda a sociedade brasileira. Se em outra situação algum juiz quiser condenar qualquer pessoa por convicção e sem provas, basta usar a "sentença" proferida por este juiz de Curitiba. Só gostaria de deixar mesmo é o alerta para todos e a sorte de que isso não aconteça com nenhum de vocês que apoiam essa aberração do Direito. O Direito deve ser aplicado imparcialmente a todos os cidadãos, quando serve a interesses obscuros é fascismo. continuar lendo

Daqui em diante todo pai de família poderá ser preso se algum de seus filhos for pego traficando drogas pois segundo Moro vc é culpado ate que se prove inocente continuar lendo

Condenar alguém sem prova? Ah, me ajuda aí. Você decorou a cartilha "deles", exatamente quando fala em "fascismo". Que prova que você quer para que haja uma sentença condenatória"? A escritura devidamente registrada no Registro de Imóveis, relativamente ao triplex? O Lula, além de bêbado é bandido (foi condenado), e não é tão burro quanto você imagina, é evidente, como qualquer bandido, não deixaria um papel assinado, dizendo que o imóvel é dele. Tudo leva em direção a esse bandido e nada poderá salvá-lo, a não o TRF do RS, que tudo indica já está contaminado. Mas até lá, podemos chamá-lo de bandido e da pior espécie. continuar lendo

A frase do Juíz Moro realmente é tocante, mas é fato sabido que suas atitudes não condizem com suas palavras, infelizmente. continuar lendo

O caso da áudio tido como ilegal é uma fato que contrária a palavra do Magistrado.

Obs: Reconheço a coragem, mas em alguns momentos ele atropelou o processo. continuar lendo

Sérgio Moro já tem um legado de coisas mal explicadas, como no caso das CC5 do BANESTADO, onde o juiz era o mesmo, o doleiro o mesmo (Youseff que foi colocado em liberdade por Moro) e os envolvidos eram todos Tucanos que desviaram trilhões e nenhum deles foi CONDENADO ou PRESO. No caso mais recente, não se viu MORO condenar um só militante do PSDB, pelo contrário, só há registros de fotos de Moro com Aecio (outro beneficiado pela justiça parcial) e outros Tucanos. Ele não é um juiz isento e sua peça punitiva não mais é do que um lixo e que será reformado pela turma da 4TRF. Passará para a história como um negligente de toga a serviço de um partido político. Em tempo, sou jornalista e não filiado a qualquer partido político continuar lendo

Antes de Moro começar com a perseguição a Lula ele só tinha 17% nas pesquisas, agora ja tem 30%, se continuar assim Moro elegerá Lula ja em primeiro turno. Parabéns republica de Curitiba rs continuar lendo