Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Brasil tem mais faculdades de direito que China, EUA e Europa juntos; saiba como se destacar no mercado

Apenas em 2015, 105.317 pessoas formaram-se em direito em cursos presenciais no Brasil, segundo o Censo de Educação Superior.

há 7 anos

Brasil tem mais faculdades de direito que China EUA e Europa juntos saiba como se destacar no mercado

Em 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou que o Brasil tinha 1.240 cursos para formação de advogado, enquanto outras nações, incluindo China, Estados Unidos e todas da Europa, somavam 1.100. É natural, portanto, que exista a preocupação com a saturação do mercado.

Só em 2015, de acordo com o Censo de Educação Superior, 105.317 pessoas se formaram em direito no país – 88% em faculdades particulares.

Thiago Bottino, coordenador geral da graduação da FGV Direito Rio, afirma que, mesmo assim, é possível ter boas oportunidades em qualquer segmento do mercado.

“Não é necessário descobrir o que tem menos gente fazendo, e sim saber se diferenciar dos demais”, afirma. “O mercado está saturado para os medíocres, mas aberto para os excelentes profissionais.”

Ele dá as seguintes dicas:

  • "É preciso saber que a vida profissional começa no primeiro dia da faculdade, não quando se forma. É difícil pensar assim quando se tem 17 anos, mas é necessário. A imagem que os professores e colegas têm do estudante pode ser importante para a carreira."
  • "O estágio não deve ocorrer no início do curso, para não prejudicar a formação acadêmica. É importante já ter autonomia e habilidades desenvolvidas quando ingressar pela primeira vez em uma empresa. Aí sim será a hora de aproveitar a experiência: conhecer um escritório, um órgão público, ver como cada parte funciona. Não existe um caminho único no Direito – é preciso saber escolher um rumo."
  • "Passar um semestre fazendo intercâmbio pode ser uma boa alternativa. Antigamente, grandes profissionais eram valorizados pela cultura geral ampla. Hoje isso se perdeu. Mas considero um diferencial conviver com pessoas de outros países ou Estados, ter uma bagagem cultural completa."
  • "Dominar outros idiomas é importante. Além do inglês, que é obrigatório, é interessante estudar línguas como alemão, francês... Ou até programação de computador e economia, que também considero como idiomas. São outras estruturas."
  • "Uma grande tendência é saber como mediar conflitos. Seja na relação com o cliente, com o sócio ou como empreendedor, é uma habilidade importante. Direito não é só processo: é preciso saber resolver situações que não envolvam litígio, e sim conciliação."
  • O advogado Fernando Jayme, diretor da Faculdade de Direito da UFMG, complementa com outros conselhos:

    • Dedicar-se ao curso e levá-lo com seriedade, sempre procurando leituras extras;
    • Acompanhar o posicionamento dos tribunais e saber como cada um costuma tomar as decisões. Isso pode ajudar ao longo da carreira de advogado;
    • Sempre se preocupar em buscar uma boa solução para os problemas. Ter a capacidade de ouvir, dialogar e argumentar é essencial para a mediação de sucesso.

    Fonte: G1

    Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

    O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3442
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-tem-mais-faculdades-de-direito-que-china-eua-e-europa-juntos-saiba-como-se-destacar-no-mercado/475976184

Informações relacionadas

Notíciashá 14 anos

Brasil, sozinho, tem mais faculdades de Direito que todos os países

Camila Vaz, Advogado
Artigoshá 8 anos

Brasil, o país dos bacharéis “doutores” – um em cada dez universitários estuda Direito

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Poderia existir no brasil o mesmo numero de pessoas cursando medicina, desta forma, teriamos mais medicos para atender a populaçao. O governo deveria subsidiar cjrsos de medicina até suprir a escassez de medicos no brasil. continuar lendo

Pena que é um curso caríssimo, e pobre não consegue pagar R$5 mil de mensalidade. continuar lendo

Isso é resultado, principalmente, da indústria do concurso público.

Não é raro ver trocentas vagas para bacharéis em direito e uma ou outra para outros profissionais.

Os salário também costumam ser bem mais generosos com os bacharéis em direito, basta ver de quem é o teto salarial e os penduricalhos do Judiciário e MP.

A estabilidade do Poder Público é o principal atrativo, vez que instabilidade política afeta a economia e começa o quebra-quebra de empresas. Também, é claro, há quem vá buscar mamatas e sujeira no serviço público. continuar lendo

SIMPLES! Não estude em faculdade ruim, caça níquel, que está interessada no "cliente" ($). A vítima vai ser você! continuar lendo

Uma lamentável realidade, as pessoas fazem o curso de direito em busca de montanhas de dinheiro e não por vocação ou aptidão profissional. Por isso tantos Bachareis de Direito Frustados e que não consegue nem o minimo que o curso deveria lhes proporcionar, a aprovação na ordem (oab). Isso pq estudam o que não gostam. continuar lendo

Eu tenho uma colega que n passou na OAB e largou tudo. Disse que não é pra ela. Hoje, panfleta, balança bandeira de construtora... Eu fico pra morrer quando vejo isso, pois eu levo anos e anos tentando terminar a mesma faculdade, e ela jogou tudo fora. Fez por fazer, pois o pai é adv. continuar lendo