Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Eleita lista tríplice para cargo de procurador-Geral da República

Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, Raquel Elias Ferreira Dodge e Mario Luiz Bonsaglia concorrem ao cargo.

há 7 anos

Eleita lista trplice para cargo de procurador-Geral da Repblica

Os subprocuradores-gerais da República Nicolao Dino de Castro e Costa Neto (621 votos), Raquel Elias Ferreira Dodge (587 votos) e Mario Luiz Bonsaglia (564 votos) foram escolhidos para compor a lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral da República nesta terça-feira, 27.

A votação promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) teve início às 9h e foi encerrada às 18h. Com um quórum de 85%, a votação contou com 1.108 eleitores.

Por meio de sistema eletrônico, 1.200 membros do MPF, ativos e inativos associados à ANPR, participaram da votação nas mais de 200 unidades do Ministério Público Federal espalhadas por todo o país.

Os demais candidatos também receberam votos: Ela Wiecko Volkmer de Castilho (424 votos), Carlos Frederico Santos (221 votos), Eitel Santiago de Brito Pereira (120 votos), Sandra Veronica Cureau (88 votos) e Franklin Rodrigues da Costa (85 votos).

Os três nomes mais votados serão enviados ao presidente da República Michel Temer. Em seguida, o nome do indicado será encaminhado para o Senado Federal, onde passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e depois por votação no plenário da Casa. Atual PGR, Rodrigo Janot deve encerrar seu mandato em setembro.

Conheça o currículo dos candidatos

Eleita lista trplice para cargo de procurador-Geral da Repblica

Nicolao Dino de Castro e Costa Neto - Natural de São Luís (MA), é Subprocurador-Geral da República e Vice-Procurador-Geral Eleitoral. Atuou no Conselho Nacional do Ministério Público como Conselheiro e Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo. Foi membro suplente da 2ª e 4ª Câmaras de Coordenação e Revisão, coordenou a Câmara de Combate à Corrupção do MPF, foi Diretor-Geral da ESMPU, Secretário de Relações Institucionais do MPF, Procurador Regional Eleitoral, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão e Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Maranhão. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Foi presidente da ANPR entre 2003 e 2007. Ingressou no MPF em 1991.

Eleita lista trplice para cargo de procurador-Geral da Repblica

Raquel Elias Ferreira Dodge - É Subprocuradora-Geral da República e oficia no Superior Tribunal de Justiça em matéria criminal. Integra a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de assuntos relacionados ao Consumidor e à Ordem Econômica. É membro do Conselho Superior do Ministério Público pelo terceiro biênio consecutivo. Foi Coordenadora da Câmara Criminal do MPF, membro da 6ª Câmara, Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão Adjunta. Atuou na equipe que redigiu o I Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, e na I e II Comissão para adaptar o Código Penal Brasileiro ao Estatuto de Roma. Atuou na Operação Caixa de Pandora e, em primeira instância, na equipe que processou criminalmente Hildebrando Paschoal e o Esquadrão da Morte. É Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Ingressou no MPF em 1987.

Eleita lista trplice para cargo de procurador-Geral da Repblica

Mario Luiz Bonsaglia - Ingressou no MPF em 1991, ocupa o cargo de Subprocurador-Geral da República, com designação para atuar em feitos criminais da 5ª e 6ª Turmas do STJ e em sessões da 2ª Turma, de direito público. Atual Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal (biênios 2014-2016 e 2016-), bem como Coordenador da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão (biênios 2014- 2016 e 2016-), que trata do Sistema Prisional e Controle Externo da Atividade Policial. Já atuou como Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (biênios 2009-2011 e 2011-2013) e membro suplente da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (2008-2009), com atuação em matéria criminal. Também foi Procurador Regional Eleitoral em São Paulo (biênios 2004-2006 e 2006-2008); diretor da ANPR (1999-2001); e Procurador do Estado de São Paulo (1985-1991). É Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo.

Na sua opinião, quem é o melhor candidato para substituir Rodrigo Janot?

Atualização - 29/06/17

Raquel Elias Ferreira Dodge foi a escolhida pelo presidente Michel Temer para ocupar a cadeira de Rodrigo Janot.

Fonte: Migalhas

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1341
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleita-lista-triplice-para-cargo-de-procurador-geral-da-republica/473099810

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vai ser escolhido aquele que tiver mais "amizade" com o presidente Temer, disso não tenho a menor dúvida. Ligado ao partido, ao séquito do presidente, enfim, alguém que assegure o seu lado na história, o lado "certo". continuar lendo

É melhor que seja assim. E a escolhida foi Rachel Elias.
Chega de indicados por Lula "et caterva", já basta os que existem no Supremo. continuar lendo

Engraçado. Algumas pessoas citam Lula como se o mesmo estivesse no poder. O PT fez um grande desserviço à população, mais apoiar um governo que continua "afundando" o Brasil "na lama"...

A articulação que esse sujeito, no qual, chamamos de presidente, infelizmente, é descarada e prejudica o Brasil. O país está sendo exposto, negativamente, ao mundo. Isso significa que os grandes investidores deixarão de pensar no Brasil como um país promissor.

Articula mudanças em todas as instâncias do poder, até mesmo uma reforma política para continuarem no poder em 2018.

O Brasil está nessa situação porque o povo é muito ignorante. O pior é que parte desses ignorantes, no mínimo, devem ter filhos, netos, bisnetos, se é que possuem competência para isso também, que vão "pagar" o preço da corrupção, futuramente. continuar lendo

A escolha da subprocuradora a meu ver foi efetuada de forma eficaz, visto o alto conhecimento jurídico da indicada pelo presidente, só não entendo, o porque existe um lei que a mesma tenha de ser sabatinada pelo Senado entre pessoas que lá estão; muitas das quais sem qualquer conhecimento jurídico, e até indiciadas em crimes. Isto só acontece no Brasil que padece de boas leis, e onde crime também se esconde nas fileiras do Poder Judiciário. Boa sorte a indicada na efetivação de seus trabalhos, pois como está não poderá continuar. continuar lendo