Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por 25 a 1, OAB diz ‘sim’ ao impeachment de Temer

Ordem dos Advogados do Brasil vai à Câmara com denúncia contra presidente por violação ao artigo 85 da Constituição.

há 7 anos

Por 25 a 1 OAB diz sim ao impeachment de Temer

A Ordem dos Advogados do Brasil vai entregar à Câmara dos Deputados um pedido de impeachment de Michel Temer, assim como fez com os ex-presidentes Dilma Rousseff e Fernando Collor. Por 25 votos a 1, o Conselho da Ordem aprovou, neste sábado, 20, relatório da comissão especial que concluiu que ‘há indícios suficientes para abertura de processo de impeachment pela Câmara dos Deputados’. O relatório foi apresentado em reunião extraordinária do Conselho Pleno da Ordem, em Brasília, juntamente com o Colégio de Presidentes de Seccionais.

Apenas a seccional da OAB no Amapá foi contra o impeachment do presidente Michel Temer.

Por 25 a 1 OAB diz sim ao impeachment de Temer

Parecer

Para a Conselho Pleno, o presidente da República infringiu a Constituição da República (art. 85) e a Lei do Servidor Público (Lei 8.112/1990) ao não informar à autoridade competente o cometimento de ilícitos. Joesley Batista informou ao presidente que teria corrompido três funcionários públicos: um juiz, um juiz substituto e um procurador da República. Michel Temer, então, ocorreu em omissão de seu dever legal de agir a partir do conhecimento de prática delituosa, no caso, o crime de peculato (Código Penal, art. 312).

“Se comprovadas as condutas, houve delito funcional em seu mais elevado patamar político-institucional. Há dever legal de agir em função do cargo. Basta a abstenção. São crimes de mera conduta, independentemente de resultado”, afirmou Pansieri. “O que fizemos hoje foi tentar romper com o que a percepção do ‘assim é que sempre foi’ e elaboramos esse parecer. OAB e a história da entidade está acima de nossas histórias pessoais. Viemos aqui para fazer a coisa certa, em prol de um país diferente.”

A Lei do Servidor Público prevê em seu art. 116 é dever levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração.

O presidente da República também teria procedido de maneira incompatível com o decoro exigido do cargo, condição previstas tanto na Constituição da República quanto na Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950), por ter se encontrado com diretor de uma empresa investigada em 5 inquéritos. O encontro ocorreu em horário pouco estranho, às 22h45, fora de protocolo habitual, tanto pelo horário quanto pela forma, pois não há registros formais do encontro na agenda do presidente.

Na conversa entre Temer e Joesley se verifica esforço aparente em se buscar nome favorável aos interesses da companhia para atuar como presidente do Cade e por favorecimento junto ao ministro da Fazenda. Isso também seria falta de decoro por interceder em interesses de particulares, os favorecendo em detrimento do interesse público.

O relator Flávio Pansieri traçou um histórico do instituto do impeachment na ordem jurídica brasileira e lembrou que a OAB foi instada a atuar em outros momentos da história, como com os ex-presidentes Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva. Também explicou que as crises vivenciadas no sistema presidencialista, como o brasileiro, são mais graves e aguda e é assim que se encontra o Brasil.

Fontes: Estadão e Conselho Federal da OAB

Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1438
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-25-a-1-oab-diz-sim-ao-impeachment-de-temer/461491552

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pobre OAB.

Não houve até agora, qualquer manifestação da oab a favor do Juiz Moro, de Curitiba, embora com muito afinco e trabalho ele tenha colocado na cadeia alguns dos maiores malfeitores e corruptos deste País, defendidos a peso de ouro por "nobres advogados". Alguns circulam na oab diuturnamente.

Porque a OAB não propõe tirar do Ministério Público os advogados que fizeram acordo com os irmãos açougueiros já que considero, que o Ministério Público Federal, errou e errou muito.

Senão vejamos: como podem munir um cidadão de direitos e liberdades, após ele safadamente se preparar com escutas clandestinas, entrar na residencia do Presidente da Republica, gravar uma conversa cujo teor ele mesmo provocava com perguntas aleivosias (traiçoeiras), e depois fazerem acordo com o picareta ?

Como pode o MP fazer um acordo com quem as custas de aproximação com ex-presidentes (lula e dilma) obterem financiamentos monstruosos e com estes, pagarem e comprarem políticos corruptos ?

O correto, seria:
1 dar ordem de prisão para os açougueiros já que confessadamente foram corruptores
2 colocar na cadeia todos os que foram corrompidos

E ai, porque a oab (minusculo mesmo) não se manifestou nestes casos ?
lhe interessa manter os advogados das partes recebendo parcelas por seu "trabalho" ?
Porque o Conselho de Ética da oab não pune o Assessor do Ministério público que era agente duplo (ele também é advogado) ?

Porque a oab não se manifestou quando Lewandowski (advogado e juiz) fatiou o processo da dilma ?
É possivel que este procedimento (de pedido de impeachment) contra Temer, já estivesse preparado pela oab, só esperando o momento.
Não é muita coincidência ?
Ou serão Interesses ? continuar lendo

Sr.José Pedro:

O Juiz Sergio Moro é visto como antagonista pelos advogados, porque o cliente desses está exatamente do outro lado, assim como seus interesses comerciais, isso parece obvio.
Normal que a OAB proteja seus associados. Pelo menos isso. continuar lendo

Pois é Dr. Aí me pergunto: "Se alguém compra ou aceita coisa roubada, é conivente com o crime. Se um advogado, defende um ladrão e recebe e por isto valores, (valores roubados) como fica ?
Ele não está recebendo parte do roubo ?
Os advogados que estão defendendo estes cidadãos (Genoino, Beira Mar, Maluf, Joesley, e tantos outros) estão sendo pagos com que dinheiro ?
Aí pode ?
Ora Ora, OAB. continuar lendo

Impeachment a essa altura do campeonato vai demorar pelo menos dois meses. Temer tem que sair antes. Reforma da previdência nesse ambiente tumultuado, nem pensar. A economia vai degringolar de vez. Só há uma solução visível - a renúncia. Ainda que se diga que a renúncia é um ato subjetivo e personalíssimo, ele me parece cada vez mais objetivo na atual conjuntura, ou Temer renuncia ou é "renunciado". Está correndo o risco de descer a rampa do Palácio do Planalto aos safanões, como, aliás, parece mais bem merecido. continuar lendo

Duas saídas: Renuncia ou cassação da chapa Dilma /Temer.
Mas a segunda está nas mãos de quem mesmo?
Rodrigo Maia já acenou com seu lado rei e disse: Serei fiel até a conveniência nos separe! Mas, de qualquer forma, seria uma hipótese a ser descartada pela preciosidade do tempo a ser despendido.
Precisamos de alguma forma, "engraxar" a rampa do palácio... continuar lendo

Vejo uma OAB ativa, intensa, coerente, justa, preocupada, atuante... e assim deve ser. Parabéns. Abraço. continuar lendo

Essa bandalheira que aí está, tem a assinatura da OAB que apoiou esse golpe parlamentar contra a presidente legítima Dilma Rousseff, que não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Agora para consertar o mal feito, vai depender do Maia acatar algum desses pedidos, o que dificilmente vai acontecer. continuar lendo

Corrigindo
EX-presidenta. graças a Deus continuar lendo