Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Funcionária que sofreu assédio sexual de colega será indenizada pela empresa

A reclamante receberá R$ 5 mil por danos morais.

há 7 anos

Funcionria que sofreu assdio sexual de colega ser indenizada pela empresa

A juíza do Trabalho substituta Tatiane Raquel Bastos Buquera, da 19ª vara de Curitiba/PR, concedeu à autora de uma reclamação trabalhista indenização por dano moral decorrente de assédio sexual no trabalho.

A reclamante alegou que era assediada por um colega de trabalho, que lhe passava cantadas, proferia palavras de baixo calão e chegou a tentar manter relações sexuais com ela.

A julgadora destacou na sentença que a coação normalmente ocorre de modo velado, silencioso (para terceiros), pois o agressor, via de regra, não se expõe, agindo sobre a vítima quando não há observadores. Acontece, porém, que a reclamante narrou na inicial que o assediador já possuía fama de beijoqueiro e assediou outra empregada.

Provas

Passando à análise das provas dos autos, concluiu que a testemunha ouvida a convite da autora confirmou as "gracinhas" do assediador, que fazia "brincadeiras" quase que diariamente.

Além disso, restou incontroverso pelo depoimento das testemunhas e da preposta que outra empregada chegou a fazer um boletim de ocorrência pelo mesmo motivo, o que corrobora a tese da inicial.”

Entendendo que essa conduta deteriora e desonra o ambiente laboral, ofendendo a dignidade da empregada, a juíza deferiu indenização de R$5 mil, considerando a exposição, o conhecimento de terceiros, o caráter pedagógico e a capacidade econômica das partes. Na sentença, também foi julgado procedente o pedido da autora de devolução de descontos indevidos a título de contribuição associativa.

A advogada Claudia Cymbalista Gonçalves dos Santos, do escritório Engel Rubel Advogados, que atuou na causa em favor da trabalhadora, ressaltou: “A decisão que reconheceu o assédio sexual e condenou a empresa ao pagamento de indenização por danos morais à trabalhadora, apesar de merecer reparo em relação ao valor arbitrado, revela-se adequada, pois tal prática afronta à liberdade sexual e demais direitos de personalidade da vítima.”

Fonte: Migalhas

Você concorda com a decisão da juíza? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações304
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcionaria-que-sofreu-assedio-sexual-de-colega-sera-indenizada-pela-empresa/459667178

Informações relacionadas

Damaris Aracélia Gomes da Silva, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição inicial - Produto diverso do adquirido - Ação de danos morais com tutela antecipada

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A princípio, não concordo com a decisão da Justiça, pois o texto dá a entender que o assediador era colega de trabalho e não superior hierárquico; além disso, o texto também não diz se a vítima queixou-se ao empregador e se este deixou de tomar alguma providência. Portanto, apenas com base no relato acima, não vejo motivo para a empresa ser responsabilizada. continuar lendo