Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Advogados cônjuges podem representar clientes adversários, desde que partes concordem

Ementa foi aprovada pela 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP.

há 7 anos

Advogados cnjuges podem representar clientes adversrios desde que partes concordem

Cônjuges não cometem infração ética pelo simples fato de comporem sociedades de advogados adversárias em ações ou causas. Da mesma forma, é possível a atuação de cônjuges representando clientes adversários. Assim decidiu a 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP na 602ª sessão, realizada em 16 de março.

Para a Corte, trata-se de situação arriscada, diante de elevado risco de utilização de informação protegida pelo sigilo profissional, e por isto apontou como "não recomendável". De toda forma, a situação não basta para configurar infração.

O colegiado afirmou, no entanto, que é obrigatório que, nestes casos, os clientes sejam informados da situação e concordem com o patrocínio, e destacou que a "obrigação de não utilização de informações protegidas pelo sigilo profissional é perpetua".

Veja a ementa.

EXERCÍCIO PROFISSIONAL – CÔNJUGES – SOCIEDADE DE ADVOGADOS QUE REPRESENTAM CLIENTES ADVERSÁRIOS – POSSIBILIDADE – ELEVADO RISCO DE UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO PROTEGIDA PELO SIGILO PROFISSIONAL – NÃO RECOMENDÁVEL – PRUDENTE A CIENTIFICAÇÃO DOS CLIENTES – OBRIGAÇÃO DE NÃO UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROTEGIDAS PELO SIGILO PROFISSIONAL É PERPETUA. Cônjuges não cometem infração ética pelo simples fato de comporem sociedades de advogados adversárias em ações ou causas. Da mesma forma considera-se arriscado, mas possível a atuação de cônjuges representando clientes adversários. Obrigatório que os clientes sejam informados da situação e concordem com o patrocínio. Proc. E-4.765/2017 - v. U., em 16/03/2017, do parecer e ementa do Rel. Dr. FÁBIO GUIMARÃES CORRÊA MEYER – Rev. Dr. EDUARDO PEREZ SALUSSE - Presidente Dr. PEDRO PAULO WENDEL GASPARINI.

Fonte: Migalhas

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2005
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-conjuges-podem-representar-clientes-adversarios-desde-que-partes-concordem/454961374

Informações relacionadas

Modeloshá 6 anos

Modelo de petição para habilitação processual.

Julia Pauro, Advogado
Artigoshá 10 anos

Considerações a respeito do conflito de interesses entre clientes no exercício da advocacia

Artigoshá 3 anos

É possível que um só advogado represente ambas as partes em uma mesma causa?

Wander Fernandes, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Exoneração Consensual de Alimentos

Espaço Vital
Notíciashá 12 anos

Impedimento de atuação de advogado em ações em que sua esposa é a juíza de Vara Criminal

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como advogado, entendo que uma situação dessas, pode até ser jurídica, mas não ética. Imaginem a situação, se uma das partes não concordar com o acordo celebrado dessa forma, sobretudo, se não houve a presença da parte no ato do acordo? Isso pode perfeitamente ocorrer, sobretudo, quando os advogados defendem partes distintas, mesmo sendo colegas, amigos ou até advogados cônjuges, que atuam em escritórios distintos, ou até no mesmo escritório. Lembrando ainda, que muita vez, quando se celebram acordos amigáveis, pode acontecer que lá no futuro, uma das partes cogita que teve prejuízo no acordo, imputando o suposto prejuízo, a seu advogado, alegando que fora prejudicado, supostamente pelo fato, de que os advogados eram casados entre si. Eu jamais faria um acordo nessa circunstancia. continuar lendo

Os riscos são constantes em temas como estes. Melhor que haja o afastamento em tais circunstâncias já que para as partes não haverá o sigilo profissional. continuar lendo