Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

5 Livros inspiradores para quem ama Direito

Clássicos da literatura e best-sellers compõem esta lista de livros que todo advogado e amantes do Direito deveriam ler.

há 7 anos

O cenário jurídico é tão envolvente e apaixonante que já foi tema de incontáveis filmes e livros. Em 2016, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e Canadá com pouco mais de 300 advogados e profissionais ligados à área de Direito, indicou uma lista com os melhores títulos que abordam o tema e usam tribunais como cenários às suas tramas intrigantes.

Confira abaixo a lista dos melhores livros para advogados e profissionais da área de Direito:

1. O Sol é Para Todos, Harper Lee (To Kill a Mocking Bird)

5 Livros inspiradores para quem ama Direito

A escritora americana ganhou o Prêmio Pullitzer de Ficção em 1961 por causa dessa obra. O livro, que ficou em primeiro lugar na pesquisa na América do Norte, mas também é um dos preferidos dos advogados brasileiros, é considerado um clássico para quem trabalha na área do Direito.

A história é sobre um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca na década de 1930 nos Estados Unidos. Por essa breve sinopse é possível perceber que o tema central da obra é o racismo e a injustiça social. A narradora da história é a filha do advogado, que percebe o contraste social e o preconceito do Sul dos EUA.

2. O Processo, Franz Kafka (The Trial)

5 Livros inspiradores para quem ama Direito

Neste livro, o escritor tcheco conta a história de Josef K, um homem comum que, ao acordar uma manhã, descobre que está sendo alvo de um processo longo e incompreensível por um crime indeterminado. Aclamado por advogados e profissionais do Direito que atuam na área criminal.

3. Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski (Crime and Punishment)

5 Livros inspiradores para quem ama Direito

A primeira edição do livro data o ano de 1866 e, 151 anos depois, é ainda um dos preferidos dos profissionais do Direito.

O livro narra a história de um estudante russo, Rodion Românovitch Raskólnikov, que comete um assassinato e percebe que incapaz de continuar sua vida normalmente após o crime, pois sofre com a culpa e desenvolve uma paranoia de que está sendo seguido.

Dostoiévski usa a religião e o existencialismo para dirigir a história para o tema da redenção por meio do sofrimento.

4. Memórias do Cárcere, Graciliano Ramos

5 Livros inspiradores para quem ama Direito

Clássico da literatura brasileira, Memórias do Cárcere é um livro de memórias do próprio Graciliano Ramos que foi preso em 1936 por crime político. Graciliano relata nas páginas do livro sua trajetória de torturas e privações durante sua estadia na cadeia, no período da Ditadura Militar no Brasil.

5. 1984, George Orwell

5 Livros inspiradores para quem ama Direito

Publicado em 1949, o autor fala de um futuro em que os indivíduos são vigiados por um governo repressivo e totalitário que se daria no ano que intitula a obra. No entanto, em pleno 2017, ainda vivemos essa realidade e tentamos nos adaptar à total falta de privacidade.

Gostou de nossas indicações? Conte para a gente nos comentários quais os seus livros de cabeceira que trazem o mundo jurídico como cenário.


Fonte: BlogExamedaOAB

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8180
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-livros-inspiradores-para-quem-ama-direito/445684921

Informações relacionadas

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 anos

Veja 15 livros inspiradores e apaixonantes para advogados e amantes do Direito

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

Os 20 melhores livros de direito para advogados

Vitor Hugo Pilatti, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Resenha literária: O sol é para todos / To Kill a Mockingbird - da Escritora Harper Lee

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

Veja 15 livros inspiradores e apaixonantes para advogados e amantes do Direito

1984, de George Orwell e a Lei Geral de Proteção de Dados

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

De se acrescentar à lista A Revolta de Atlas (três volumes) sobre o que acontece num mundo utópico em que as marcas e patentes não são respeitadas e o gênio humano passa a ser desestimulado. Ótimas dicas. continuar lendo

Um dos meus livros preferidos. Me abriu horizontes e me mostrou como a intervenção estatal só atrapalha a economia, o desenvolvimento e a geração de empregos.
Já era defensor de um Estado mínimo, mas depois de ler essa obra magistral, fiquei ainda mais convencido. continuar lendo

Ditadura militar? Não seria o estado novo, "ditadura varguista", no caso do livro do Graciliano Ramos? continuar lendo

Acrescentaria Código da Vida de Saulo Ramos. continuar lendo

O Castelo, também do Kafka, é tão essencial para operadores do direito quanto O Processo. Outra obra que considero essencial é O Caminho da Servidão, de Hayek. continuar lendo