Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

De olho nos seus direitos: conheça 7 direitos que poucos consumidores sabem que têm

A melhor medida de prevenção ao consumidor é conhecer os seus direitos.

há 7 anos

De olho nos seus direitos conhea 7 direitos que poucos consumidores sabem que tm

Muitos consumidores são ludibriados quanto aos seus direitos sem saber e, por isso, não é à toa que a máxima “o mundo é dos espertos” é usada.

Empresas de vários segmentos se aproveitam do fato de poucos conhecerem o que diz o código do consumidor e cobram taxas ou fazem exigências abusivas que, se colocadas na ponta do lápis, podem fazer uma grande diferença no orçamento doméstico.

Veja abaixo 7 direitos que são comumente desrespeitados por essas instituições e aproveite para mudar o jogo.

1. Compras com pagamento em cartão

Prática muito comum, bares e padarias estabelecem um valor mínimo para compras realizadas com cartão. No entanto, tal prática fere diretamente o que prevê o inciso IX do Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

2. Cobrança indevida? Ressarcimento em dobro

Se após efetuar o pagamento de uma conta o consumidor perceber que a cobrança estava errada ou foi indevida, o prestador deve devolver o pagamento a mais em dobro, acrescido de juros e correção monetária, de acordo com o Artigo 42 do CDC. Mas atenção: caso a empresa tenha cometido um erro justificável, ela poderá ficar isenta desta obrigação.

3. Na desistência de um curso

Quando o consumidor se matricula em um curso e desiste, este tem o direito o valor das mensalidades que já pagou antecipadamente. Há uma ressalva, entretanto, a instituição poderá cobrar multa, desde que isto esteja previsto no contrato de prestação de serviços e cujo valor não seja abusivo. O teto para multas de cancelamento de contrato é de 10% do valor do serviço contratado.

4. A ligação do celular caiu? O consumidor tem até 2 minutos para refazê-la

Este direito está na Resolução 604 (de 27/11/12) que altera o Regulamento do SMP (Serviço Móvel Pessoas), a qual prevê que chamadas recorrentes de um celular para o mesmo número sejam cobradas apenas como uma única ligação, respeitando o intervalo máximo de 2 minutos (120 segundos).

5. Nome de consumidor inadimplente deve ser limpo em até 5 dias após a liquidação da dívida

Algumas instituições costumam dar um prazo de até 7 dias úteis, porém, após liquidar uma dívida, o nome do consumidor deverá ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito em até 5 dias no máximo a partir da data do pagamento. Tal decisão foi tomada pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

6. Os estacionamentos são responsáveis por objetos deixados dentro dos veículos

Certamente um direito violado constantemente, porém, poucos consumidores estão cientes que, em súmula editada pelo STJ em 95 a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de danos ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento. As placas que os donos de estacionamento gostam de ostentar são meramente ilustrativas perante a lei.

7. Pacotes de tarifas bancárias gratuitos

Todo mundo que tem uma conta em banco paga uma taxa mensal referente à contratação de pacotes de tarifas bancárias. No entanto, além da contratação não ser obrigatória, o Banco Central prevê um pacote básico de serviços gratuitos, com fornecimento do cartão de débito, 10 folhas de cheques mensais, dois extratos e até quatro saques e duas transferências.

Você já teve algum destes direitos violados? Conte para a gente nos comentários.

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14077
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/de-olho-nos-seus-direitos-conheca-7-direitos-que-poucos-consumidores-sabem-que-tem/409537327

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-24.2022.8.26.0438 SP XXXXX-24.2022.8.26.0438

Brunna Motta, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo petição com manifestação simples

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A informação é fundamental, e quanto mais o Código de Defesa do Consumidor for difundido, mais os consumidores saberão a respeito de seus direitos, por isto parabenizo a iniciativa desta publicação, pois também, de certa forma, ajudo na defesa do consumidor ao proporcionar cálculos e laudos sobre cobranças indevidas, por parte dos Estados, de ICMS da Transmissão (TUST) e dIstribuição (TUSD) de energia elétrica, porque além dos custos normais aviltantes tornam-se ainda mais pesados contribuindo para que o "custo Brasil" fique ainda mais elevado, dificultando a cadeia produtiva e de consumo. continuar lendo

Arcilio
Data Venia !
Desculpe-me , porem infelizmente, os Grande e outros sabem que a flexibilidade da Lei, e a burocracia , alem dos artigos criados , para DIFICULTAREM O CONSUMIDOR, ajudam muito a gente entrar pela tubulação e o esgoto da indignação, quada assim nos sentimos ROUBADOS .
Já consegui, umas vitorias , Porem é por que vou até o fim ( quando posso )
E foi Graças ao Maurício e sua equipe da Página RECLAME AQUI, que consegui Não perder , uma Geladeira onde levei 2 anos juntando o valor e paguei a Vista ...
E, como já surfei em varias ondas Comercialmente Falando, joguei duro
Gravei telefonemas para um tal de calcenter (onde tem varias meninas atendendo despreparadas , Ao Receber a assistência técnica estiveram aqui 4 vezes sem solução Fotografei a caminhonete os técnicos e gravei a conversa .. que guardo como recordação ... Ai depois de 4 Meses, quando iniciei a divulgação do Fato em tudo que podia , ai FUI EM FIM ATENDIDO com uma Geladeira Melhor , para corrigir o o meu Preju ...
Porem a Minha amiga e ex vizinha , de baixa cultura idosa, semi analfabeta , desinformada,
Não Manjando Nada de direito e nãoi sabendo se dirigir Cansou de ser sacaneada, e Chamou o Catador de ferro Velho e deu o Seu Refrigerador praticamente NOVO ...
Mestry Badahra
mestrybadahra@gmail.com continuar lendo

Caro Marcoantonio (mestry Badahra), infelizmente está acontecendo em nosso País, uma crise de honestidade, talvez até porque o exemplo venha dos mais altos escalões do poder, e nesta seara os estabelecimentos comerciais, fabricantes, importadores e prestadores de serviços, aproveitando-se da ignorância de boa parte dos consumidores os deixam amargar sérios prejuízos, mas isto tem solução: Educação é a palavra chave e o caminho a ser percorrido, longo; porém temos que iniciar com o primeiro passo para chegarmos num estágio onde as pessoas sejam respeitadas como cidadãos e consumidores. continuar lendo

Qual o artigo posso ver sobre cancelamento de curso? continuar lendo

Esse pacote de tarifa acho que é bem importante saber! Alguns bancos garantem que vc precisa pagar a tarifa ou encerrar a conta... Vou procurar saber melhor. continuar lendo

Cara Melina
Pode ir com toda segurança. Só fui descobrir que existia esta conta "serviços essenciais" através de um gerente humano do BB, onde tinha uma conta. Atualmente, minha conta é no Itaú, por ter mudado de emprego e, depois que fui demitido, perdi o benefício da gratuidade da Maxi Conta Itaú. Fui então até a agência e solicitei a mudança para conta "serviços essenciais". Após muita resistência por parte da gerente, ela cedeu e atendeu minha solicitação. Fiz o mesmo para minha mãe que recebe pensão e pagava absurda tarifa de pacote de serviços, também no Itaú. continuar lendo

Minha mãe tem uma conta no Itaú apenas para receber sua aposentadoria e que é de (um) salário mínimo, faz apenas uma unica operação por mês que é o saque no dia do pagto.Eles alegam que ela tem obrigação de pagar por essa tx. continuar lendo

Os bancos aproveitam da falta de informação dos clientes para "impor" um destes pacotes de serviços tarifados. Minha mãe também tem conta no Itaú e faz somente uma retirada por mês, e nada mais. Por desconhecer a existência da conta "serviços essenciais", pagava absurda tarifa mensal de pacote de serviços. Indignado com este abuso, fomos até à agência de sua conta e, depois de argumentar, com muita propriedade, com o gerente, ele por fim cedeu, já "tremendo" de raiva (literalmente, ao final suas mãos estavam tremendo!). continuar lendo