Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

8 cursos online (e gratuitos) que todo advogado deveria fazer

Do direito contratual à psicologia do crime, aprenda sobre 8 áreas do mundo jurídico em aulas disponíveis gratuitamente na internet.

há 7 anos

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Bons advogados sabem que nunca podem parar de estudar. Mas conhecimento de qualidade não está apenas nos livros ou em aulas presenciais: a internet também está repleta de material didático de alto nível.

Plataformas de ensino à distância como o Coursera e o edX, por exemplo, oferecem cursos online ministrados por professores de grandes universidades como Harvard e Yale. E o melhor: é tudo gratuito. O usuário só paga, de forma geral, se quiser a emissão de um certificado.

A seguir, você conhecerá 7 pacotes de aula feitos especialmente para advogados. O “cardápio” pedagógico inclui direito penal e contratual, psicologia na área criminal, aspectos regulatórios da internet e direitos humanos.

Confira o conteúdo de cada curso e o link para as inscrições. As aulas são ministradas em inglês, à exceção do último caso, em que se fala espanhol:

1. Uma introdução ao Direito americano

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Ministrado por professores da Universidade da Pennsylvania, este curso revela os dilemas de se aplicar a lei em diferentes países e contextos.

A proposta é apresentar as peculiaridades do Direito praticado dos Estados Unidos, com foco em seis áreas: “tort law” ou responsabilidade civil, direito contratual, propriedade, direito constitucional, direito criminal e processo civil. Cada capítulo do curso conta com vídeos e leituras, além de um quiz final para testar os conhecimentos do aluno.

Link para inscrições no site Coursera

2. Introdução ao Direito Penal Internacional

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

O estudante terá contato com os fundamentos da disciplina a partir de vídeos, leituras, debates, exercícios e dinâmicas.

A ideia é analisar as ferramentas de acusação e defesa para crimes como genocídio, terrorismo e pirataria a partir de episódios reais da história, como os julgamentos dos nazistas em Nuremberg, o processo contra Saddam Hussein e a condenação de terroristas da Al-Qaeda. As aulas são oferecidas por professores da Universidade Case Western.

Link para inscrições no site Coursera

3. A caixa de ferramentas do aluno de Direito

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Elaborado por um professor da prestigiada Universidade de Yale, este curso oferece uma visão panorâmica sobre a profissão do advogado — que pode ser útil tanto para o vestibulando que planeja prestar Direito quanto para o recém-formado que deseja rever e consolidar alguns conceitos básicos.

As aulas abordam termos, conceitos e ferramentas usadas para construir argumentos no mundo acadêmico e no mercado jurídico. A programação também inclui análises sobre a conexão entre o Direito com disciplinas como economia, filosofia e psicologia.

Link para inscrições no site Coursera

4. Direitos humanos para sociedades abertas

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Repressão de protestos pacíficos, fraudes em eleições e violência contra minorias: não faltam exemplos de ataques aos direitos humanos na atualidade.

O papel de um advogado, nesse contexto, é trabalhar para criar sociedades abertas, em que cada indivíduo tem sua cidadania respeitada. Ministrado por professores da Universidade de Urecht, uma das mais antigas da Holanda, este curso fornece ferramentas para essa missão.

O ponto de partida é a Convenção Europeia de Direitos Humanos, cuja corte tenta resolver os principais dilemas éticos da atualidade. Questões como liberdade de expressão, discriminação de minorias, direito ao voto e proteção a refugiados estão na programação das aulas.

Link para inscrições no site Coursera

5. A psicologia da justiça criminal

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Professores da Universidade de Queensland, uma das mais prestigiadas da Austrália, exploram o tema com a ajuda de uma encenação teatral.

O aluno assiste a uma história fictícia, e é convidado a analisar o crime com foco na psicologia de todos os envolvidos.

O curso mostra como funciona a coleta de provas, o reconhecimento dos suspeitos e a estrutura do julgamento. O último episódio traz uma provocação: será que os investigadores prenderam o verdadeiro culpado?

Link para inscrições no site edX

6. Direito contratual: da confiança à promessa e ao contrato

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Como um contrato é firmado? O que faz com que ele tenha o poder de tornar certos combinados obrigatórios?

O que pode acontecer quando ele é quebrado? Ministrado por um professor de Harvard, este curso traz um panorama do Direito contratual.

As aulas esclarecem a estrutura formal do documento, as saídas disponíveis para as quebras contratuais e as limitações para fazer cumprir os combinados. Também há um capítulo destinado exclusivamente à forma como os juízes costumam interpretar esse tipo de documento.

Link para inscrições no site edX

7. Guerra cibernética, vigilância e segurança

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

O curso oferece uma visão geral sobre os aspectos jurídicos ligados à proteção de informações na internet.

Qual é o grau de alcance das tecnologias de vigilância online? Como funcionaria uma guerra cibernética? De que forma as leis podem ajudar a proteger a privacidade de pessoas e empresas num mundo pós-Snowden?

Professores da Universidade de Adelaide, uma das mais importantes da Austrália, trazem essas e outras respostas.

Link para inscrições no site edX

8. Economia digital: aspectos regulatórios

8 cursos online e gratuitos que todo advogado deveria fazer

Oferecido pela Pontifícia Universidade Javeriana, sediada na Colômbia, este curso traz uma introdução a diversas ferramentas jurídicas que regulam a indústria da tecnologia.

O professor estimula reflexões sobre os conceitos como sociedade da informação, economia digital e TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), além explorar aspectos regulatórios como direitos de autor, direitos de propriedade intelectual, proteção ao consumidor e normas para o uso de Big Data.

Link para inscrições no site edX

Fonte: Exame

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29289
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/8-cursos-online-e-gratuitos-que-todo-advogado-deveria-fazer/407769221

Informações relacionadas

Ana Claudia Souza, Advogado
Artigoshá 4 anos

8 sites com cursos gratuitos e com certificado na área do Direito

OAB - Seccional Distrito Federal
Notíciashá 14 anos

CURSOS PELA INTERNET ENSINAM AO ADVOGADO INICIANTE A PRÁTICA DA ADVOCACIA

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Ciências Forenses (curso online gratuito)

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Notificação Extrajudicial de Renúncia de Mandato de Advogado

LAFAYETTE ADVOCACIA, Advogado
Modeloshá 4 anos

Réplica as contestações das Rés em ação indenizatória de Assédio Moral Vertical

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu deus... Quanto curso interessante! Nas férias vou fazer alguns hahaha continuar lendo

Muito bom, ótimos cursos para fazer assim que entrar as férias. continuar lendo

tenho vontade mas as vezes tem dia que não estou me sentindo bem mas é muito bom o conhecimento tenho 2 certificados mas demoro concluir as provas a leitura anda muito difícil para mim entender fico só na vontade. continuar lendo

Muito bom.

Com a adoção pelo direito brasileiro de diretrizes do sistema legal norte-americano, patrocinadas pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo FMI - Fundo Monetário Internacional, como o negócio jurídico processual, os velhos manuais de direito inspirados em pensamentos jurídicos de autores europeus (franceses, italianos e germânicos) perdem importância. continuar lendo