Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Uma análise jurídica contratual diferente: advogada analisa contrato assinado em animação da Disney

Veja o contrato abaixo e analise se concorda ou não com os argumentos da advogada.

há 7 anos

Uma anlise jurdica contratual diferente advogada analisa contrato assinado em animao da Disney


Para quem conhece a animação “A Pequena Sereia” (1989) da Disney, provavelmente se recorda da parte em que a personagem principal, Ariel, assina um contrato com a vilã Úrsula, em que troca sua voz por pernas para poder conhecer seu príncipe encantado que vive fora do oceano.

Shon Faye, uma escritora e advogada de Londres, analisou os termos do contrato e percebeu que Ariel poderia ter evitado muito sofrimento e anulado seu contrato.

A ideia de analisar o contrato entre Ariel e Úrsula

Em entrevista ao site Buzzfeed, a advogada contou que decidiu minuciar as condições do contrato quando, ao assistir o desenho, notou que Úrsula diz que o documento era legal e que não podia ser quebrado. Sentindo-se desafiada, a advogada pensou “Vejamos se isso é realmente verdade”.

A análise de Shon Faye levou cerca de 45 minutos para ficar pronta e foi postada nas redes sociais. Leia abaixo seus argumentos (em tradução livre):

Uma anlise jurdica contratual diferente advogada analisa contrato assinado em animao da Disney

1. Ariel, aos 16 anos, é menor de idade e, embora possa fazer um contrato com Úrsula, enquanto menor pode anulá-lo a qualquer momento – após não ser bem-sucedida em ganhar o coração do príncipe Eric, ela poderia anular o contrato e sair andando (nadando) com sua voz.

2. Dado que a voz de Ariel é trocada por suas pernas, a condição de Úrsula de que, se Ariel não beijar Eric em três dias, ela também deverá ter que dar sua alma como multa é onerosa e insensata. (…) Ariel poderia ser capaz de contestar essa cláusula do contrato ou recorrer a um ouvidor apropriado.

3. Dependendo da lei vigente do mar, pode ser que Úrsula tivesse o dever contratual de agir de boa-fé. Ao impedir deliberadamente a capacidade de Ariel de cumprir suas obrigações – seja mandando seus agentes virarem o barco quando Ariel estava prestes a beijar Eric ou se transformando em Vanessa para encantar o príncipe e fazê-lo se casar sob coação mágica –, Úrsula quebrou esse dever.

Uma anlise jurdica contratual diferente advogada analisa contrato assinado em animao da Disney

Mesmo que esse dever, expresso ou implícito, não surgisse e Ariel pedisse quebra de contrato, ela e Triton (o pai de Ariel) seriam penalizados apenas pelos danos causados pela quebra – embora deva ser apurado se houve qualquer perda considerável para Úrsula. Talvez o valor necessário para fazer a poção? Úrsula não tem o direito de definir qual deve ser a compensação pela quebra do contrato, pois vale a máxima ‘aquele que busca a Justiça virá com as mãos limpas’. As mãos de Úrsula estão sujas, pois ela foi manifestadamente desonesta. Nenhum tribunal no mar daria a ela essa compensação.

4. O mar parece ser uma monarquia em que todos os Três Poderes residem na Coroa. Portanto, Tritão tem o poder absoluto para declarar o contrato void ab initio (inválido desde o início) pelos princípios públicos e aprovar leis que retrospectivamente o anulem.

Sempre busque aconselhamento jurídico independenteEMPRE BUSQUE ACONSELHAMENTO JURÍDICO INDEPENDENTE.

A repercussão da análise da advogada inglesa foi grande e ela admitiu que advogados do mundo todo entraram em contato com ela para parabenizá-la.

Deixe nos comentários sua opinião sobre a análise do contrato.

Fonte: BlogExamedaOAB

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2813
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uma-analise-juridica-contratual-diferente-advogada-analisa-contrato-assinado-em-animacao-da-disney/406893658

Informações relacionadas

Fabíola Weisshahn, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação Declaratória Nulidade de Contrato de Empréstimo c/c Repetição Indébito

Luma Dórea , Advogado
Artigoshá 2 anos

Pacta sunt servanda: entenda por que Viúva Negra e Cruella ameaçam processar a Disney

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 4 anos

5 dicas para postar conteúdo jurídico que sempre será procurado

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

9 coisas que eu gostaria de ter ouvido na faculdade de Direito

Mateus Costa, Estudante
Artigoshá 7 anos

7 dicas para ser um estudante de direito em alto nível

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uma leitura interessante. continuar lendo

Boa tarde!

Inacreditável que se possa ceder tempo e dedicação para analisar um contrato de uma mera animação para crianças, tratando um acontecimento utópico como real.
O texto chamou minha atenção e, desculpem as opiniões alheias, mas considero o exposto simplesmente, lamentável, passível de ser ridículo.
Imaginemos os advogados analisando agora, as animações recreativas dos infantes, vamos analisar o acordo entre Aladin e o gênio da lâmpada, a gestão não direcional e precária de Tarzan o rei da selva, o golpe de estado ocorrido na animação O rei leão, o cárcere da Cinderela, a administração ditatorial da Rainha (bruxa) do conto Branca de Neve e os sete anões, etc. Tenha dó gente... continuar lendo

Agora, cá pra nós, há tantas maneiras de contornar o tal contrato
da Ariel que ela ainda poderia ter que pagar perdas e danos. continuar lendo

Joctan,

Respeito sua opinião, mas não concordo. Esse tipo de análise é importante pois exercita a criatividade. Se puder, veja algumas curiosidades sobre invenções que vieram de histórias em quadrinhos --> http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/5-coisas-incriveis-inventadas-pelo-tio-patinhas-pato-donaldeseus-sobrinhos.474264/ . Se todos nós considerarmos desperdício de tempo analisar algo feito para diversão, provavelmente a humanidade levará mais tempo para evoluir.
Abraços, continuar lendo

Após ler teu texto uma dúvida a respeito de outro filme me assaltou: "Um Estudo em Rosa". O homicida poderia ter sido condenado por seus atos?
http://www.aconteceuemitu.org/2016/11/um-estudo-em-rosa-fundamento-juridio.html continuar lendo