Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Direito constitucional à Moradia e a Reintegração de Posse

O direito à moradia e a reintegração de posse são conflitantes?

há 8 anos

Direito constitucional Moradia e a Reintegrao de Posse

O direito constitucional à moradia e a reintegração de posse trouxeram de volta à pauta as questões socioeconômicas envolvidas.

A má administração pública e até a falta desta são fatores importantes no que diz respeito à incapacidade de os cidadãos terem seu direito constitucional à moradia digna respeitado.

Além disso, a inexistência de uma política que esteja focada na coletividade e na garantia da observância dos direitos fundamentais aos menos favorecidos contribui para o agravamento da situação de moradia digna em nosso país.

Isso porque a combinação das agressões ao meio ambiente, a falta de condições mínimas de saneamento básico e outras questões, tornam impossível propiciar uma atmosfera digna para garantir as mínimas necessidades básicas de moradia digna aos cidadãos.

Direito fundamental: o direito à moradia

Um indivíduo somente é capaz de expandir seus recursos e aptidões e se inserir integralmente em seu meio social, quando seu direito à moradia digna é respeitado, uma vez que se trata de um direito fundamental e, por isso, está atrelado à sua sobrevivência.

O direito à moradia digna consta como fundamental desde 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na Constituição Federal de 1988, com a instituição da Emenda Constitucional 26/00, o direito à moradia foi difundido. Diz o artigo 6º da emenda:

“Artigo : são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

A reintegração de posse

A reintegração de posse é caracterizada pelo direito de um indivíduo reaver um imóvel da posse de quem o detenha injusta ou inapropriadamente. A reintegração de posse é realizada por meio de uma Ação de Reintegração de Posse.

Há, também, a reivindicação de posse, realizada por meio de ação. Tal Ação de Reivindicação de Posse é efetuada pelo proprietário ou titular do domínio, e tem a finalidade de identificar e reconhecer o seu direito de propriedade, por meio da restituição do objeto e seus acessórios pelo indivíduo que se autodenomina possuidor do mesmo.

Se um indivíduo tem a escritura de compra e venda de um imóvel, porém não tem o registro, não obterá sucesso em uma ação reivindicatória, pois não tem o direito em que a solicitação se baseia: a propriedade.

O dono só terá direito à reintegração de posse em caso de esbulho, conforme previsto no artigo 926 do Código de Processo Civil, Lei nº 5869/73.

Portanto, a reintegração de posse se dá nos casos em que o proprietário foi retirado de seu imóvel como resultado de um ato violento, clandestino ou eivado de vício de precariedade.

Entende-se que o proprietário seja o possuidor e, assim, ele poderá eleger um dos caminhos mencionados acima para poder recuperar seu imóvel, ou seja, ação possessória ou a ação reivindicatória.

Direito constitucional à moradia vs a Reintegração de Posse

Em luz do que foi exposto acima, é preciso analisar se o direito constitucional à moradia, considerado um direito fundamental, entra em conflito direto com a posse indevida de imóveis e, assim, desencadeando as ações de reintegração de posse.

A ineficiência na garantia dos direitos fundamentais aos cidadãos pode justificar tais atos clandestinos e dessa forma criar uma relação de direito constitucional à moradia x Reintegração de Posse, como uma disputa.

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: Blog. ExamedaOAB. Com

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6329
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-constitucional-a-moradia-e-a-reintegracao-de-posse/372460702

Informações relacionadas

Erica Calheiro, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Contestação - Reintegração de posse

Suellen Rodrigues Viana, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contestação c/c Pedido Contraposto em Ação de Reintegração de Posse

Daiane de Oliveira, Advogado
Artigoshá 4 anos

O processo de reintegração de posse de áreas pertencentes ao Poder Público.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-84.2020.8.19.0000

No ato em defesa das famílias do Pinheirinho, jurista afirma que direitos humanos foram violados

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente apontamento ! continuar lendo

Esse assunto já está pacificado?? Tô pensando em falar sobre o assunto no meu artigo científico continuar lendo