Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Foro por prerrogativa de ex-detentores de cargos públicos

A extinção do foro privilegiado divide opiniões.

há 8 anos

Em setembro de 2015, o Supremo Tribunal Federal, revogou o direito a foro especial para o ex-detentores de cargos públicos e/ou mandatos eletivos.

Foro por prerrogativa de ex-detentores de cargos pblicos

Foro por prerrogativa de função: conceito

Também conhecido por foro privilegiado, o foro por prerrogativa de função é uma maneira de determinar a competência penal para julgar ações contra determinadas autoridades públicas, normalmente as de graduação e prestígio maior, com o objetivo de proteger a função exercida e a coisa pública.

Em outras palavras, o foro por prerrogativa de função é um benefício que ocupantes de determinadas funções possuem, caso sejam alvos de processos e julgamentos por parte dos órgãos jurisdicionais superiores.

O fim do foro por prerrogativa de ex-detentores de cargos públicos

Com a maioria dos votos, a decisão pelo fim do foro por prerrogativa de ex-detentores de cargos foi tomada no julgamento da ADI 2797 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), a qual foi proposta pela CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público).

Antes da votação o foro por prerrogativa estava previsto nos parágrafos 1º e do artigo 84 do Código Penal, o qual garantia o privilégio a ex-detentores de cargos públicos por meio do ato de improbidade administrativa, segunda a Lei nº 10.628/02.

A redação do 2º parágrafo traz:

“A ação de improbidade administrativa, de que trata a Lei 8.429, de 2 de junho de 1992, será proposta perante o tribunal competente para processar e julgar criminalmente o funcionário ou a autoridade na hipótese de prerrogativa de foro em razão do exercício de função pública, observado o disposto no § 1º.”

Portanto, a partir de 2015, os ex-detentores de cargos públicos perdem o direito de serem julgados nos casos de improbidade administrativa por um foro especial. Tais autoridades deverão ser julgadas pela instância competente, de acordo com o ato cometido.

Cancelamento da Súmula 394

De acordo com o entendimento do relator do processo, o ex-ministro Sepúlveda Pertence, o parágrafo 1º do artigo 84 cancela a Súmula 394, a qual havia sido estabelecida em abril do mesmo anto.

O texto da Súmula 394 determinava o seguinte:

“Cometido o crime durante o exercício funcional, prevalece a competência especial por prerrogativa de função, ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados após a cessação daquele exercício".

Divergências no cancelamento do foro por prerrogativa para ex-detentores de cargos públicos.

Embora o foro por prerrogativa tenha sido cancelado, houve muita discussão e divergências durante a votação.

Os votos contra o fim do foro privilegiado argumentam que o fato de a improbidade administrativa ser de natureza penal é o que justifica que aqueles que cometerem irregularidades devam ser julgados por um foro privilegiado.

No entanto, a decisão tem como objetivo prestigiar a redução e/ou até a eliminação da impunidade no Poder Judiciário.

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: Blog. ExamedaOAB. Com

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações633
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/foro-por-prerrogativa-de-ex-detentores-de-cargos-publicos/361399146

Informações relacionadas

Notíciashá 19 anos

Ex-ocupantes de cargo público perdem direito a foro especial

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Alegações Finais -Cível

Rodrigo Azevedo
Artigoshá 9 anos

A Lei 8.666/1993 e a Reserva de Vagas para Portadores de Necessidades Especiais - Recente Alteração

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O militar é elegível? - Andrea Russar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)