Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Supremo não referenda liminar que afastou Renan

Por maioria, ministros adotaram entendimento divergente do ministro Celso de Mello, impedindo apenas que Renan assuma a presidência da República. Ele mantém, no entanto, a presidência do Senado.

há 7 anos

Supremo no referenda liminar que afastou Renan

O plenário do STF não referendou nesta quarta-feira, 7, o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. Seis ministros referendaram apenas em parte a liminar do ministro Marco Aurélio, mantendo o senador na presidência da Casa, mas decidiram que ele não pode assumir a Presidência da República em caso de ausência de Michel Temer. Os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso não participaram do julgamento.

Veja como ficou o placar:

A favor do afastamento

Marco Aurélio

Edson Fachin

Rosa Weber

Contra o afastamento

Luiz Fux

Ricardo Lewandowski

Teori Zavasck

Celso de Mello

Dias Toffoli

Cármen Lúcia

ADPF

A liminar se deu na ADPF 402, que tem como autor a Rede Sustentabilidade. O partido pede que a Corte confira ao art. 10 da lei 9.882/99 interpretação no sentido de que "a pendência de ação penal já recebida pelo STF é incompatível com o exercício dos cargos em cujas atribuições constitucionais figure a substituição do (a) Presidente da República". O julgamento foi iniciado em novembro e suspenso por pedido de vista do ministro Dias Toffoli após votos de seis ministros pela proibição de réus na linha sucessória da Presidência.

Liminar

Na semana passada, o STF recebeu denúncia contra Renan, que passou a responder ação penal na Corte por peculato. Ao afastar cautelarmente o senador do comando do Senado, o ministro Marco Aurélio levou em conta o entendimento de que réus não podem ocupar cargos que estejam na linha sucessória da Presidência.

O ministro esclareceu que a decisão não tem o condão de concluir o julgamento de fundo da ADPF, uma vez que isso é atribuição do plenário. Urge providência, no entanto, porque "o Senador continua na cadeira de Presidente do Senado, ensejando manifestações de toda ordem, a comprometerem a segurança jurídica".

A liminar, no entanto, não foi cumprida por Renan. O ministro, então, levou a decisão para referendo do plenário nesta quarta-feira.

"Tempos estranhos"

Como vem dizendo frequentemente, o ministro Marco Aurélioiniciou seu voto afirmando que são "tempos estranhos [...] vivenciados nessa sofrida República" e criticou a postura do presidente do Senado:

"Hoje, ao que tudo indicia, pensa o leigo que o Senado da República é o senador Renan Calheiros. Explico: ante a liminar, e não cheguei a tanto, cancelou-se não só encontro natalino, como também cancelou-se, no dia de ontem, a sessão plenária, procedendo-se de igual forma a sessão de hoje. Se diz que sem ele, e à essa altura está sendo tomado como um salvador da pátria amada, não teremos a aprovação de medidas emergenciais visando combater um mal maior, que é a crise econômica financeira a provocar desalento, a provocar ausência de esperança aos jovens que são projetados, colocados nesse mercado desequilibrado de trabalho, com oferta excessiva de mão de obra e escassez de empregos."

Quanto ao afastamento, o ministro lembrou decisão da Corte que referendou liminar do ministro Teori Zavascki que determinou o afastamento de Eduardo Cunha, e argumentou que o mesmo tratamento deveria ser dado a Renan Calheiros.

"O mesmo tratamento dado pelo plenário, com idênticas Constituição e composição, a situação jurídica do presidente da Câmara cumpre ser implementada relativamente ao presidente do Senado. Fora isso, é a variação inconcebível, em total desprestígio para o Supremo aos olhos da comunidade jurídica, acadêmica e política, ao fim da sociedade."

Finalizou ressaltando que, conforme a Constituição, "réu em processo-crime da competência originária do Supremo não pode ocupar cargo na linha de substituição da linha da Republica, como já foi proclamado a uma só voz na AC 4070, em liminar cumprida pela manhã, e confirmada a tarde, do ministro Teori Zavascki, seja do Senado, ou mesmo do Supremo".

O entendimento do relator foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin e Rosa Weber.

Periculum in mora

O decano da Corte, ministro Celso de Mello, pediu a palavra para antecipar seu voto. Primeiramente, ele fez uma retificação na parte dispositiva de seu voto proferido no julgamento de mérito da ADPF 402. Antes ele havia acompanhado integralmente o relator, mas disse que, na leitura do voto, percebeu que em suas conclusões Marco Aurélio foi além da compreensão que teve.

Com relação ao referendo da liminar, o ministro votou para referendar em menor extensão, assentando que os substitutos eventuais do presidente da República, caso ostentem a posição de réus perante essa Corte Suprema, ficarão unicamente impossibilitados de exercer o ofício de presidente da República, mas mantendo seus cargos de chefia.

"Entendo que não se justifica o afastamento cautelar do senhor presidente do Senado Federal da posição para a qual foi eleito por seus pares ainda mais porque inocorrente, como penso, situação configuradora de periculum in mora, pois na eventualidade de impedimento do senhor presidente da República, a convocação recairá, observada a ordem de convocação, na pessoa do senhor presidente da Câmara dos Deputados, inexistindo razão para adotar medida tão extraordinária como a preconizada na decisão em causa."

A divergência aberta pelo decano foi acompanhada pela maioria.

Fonte: Migalhas

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Deixe sua opinião nos comentários: quem ganha e quem perde com o não cumprimento da liminar que deveria afastar Renan Calheiros da Presidência do Senado?

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações911
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-nao-referenda-liminar-que-afastou-renan/413443627

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Renan mostrou mais uma vez a sua força.

Aquele a quem Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer se submeteram, agora impôs sua força ao STF.

De fato é o arquivo vivo número um do país, mas mais do que isso é um articulador de artimanhas e um mediador que a muitos favorece. Deve ser o responsável por cortar o bolo e distribuir as fatias, tanto do poder, como dos efeitos decorrentes deste.

No passado, calou a sociedade se afastando estrategicamente da Presidência do Senado para, após a tempestade que diz respeito a esta mesma ação, voltar ao seu trono e nele ser referendado por todos.

Os únicos que poderiam parar ele são os eleitores de Alagoas, isso ficou claro, mas num Estado onde o coronelismo político impera, e onde possui contatos com tantos outros coronéis, um deles o pai do Ministro Marx Beltrão, Dep. Estadual João Beltrão Siqueira, além de ex-governadores, como Teotônio Vilela Filho, e mesmo Collor, e tantos e tantos outros, dominando o sertão, o agreste, o litoral e grande parte da capital, dificilmente será destronado. continuar lendo

Parece que o Ministro Marco Aurélio, é o voto conflitante do STF; se há uma situação a ser votada o voto questionável é o de Sua Excelência.

Neste julgado, o nosso decano, o Ministro Celso de Mello buscou o "bom senso político". Em seu pedido de antecipação de votação buscou influenciar os demais ministros assentados.

O Ministro Dias Toffoli, é um ministro que não inspira à população uma confiança em seus votos; muito polêmico e tido como parcial, como defensor de seus ideais, não necessariamente parcial, mas, mais como advogado imprimindo em seus atos um viés diferente, um defensor da causa a que se debruça como ministro.

Novamente. A falta de explicitude, de objetividade, a falta de uma definição peremptória dá margem às interpretações motivacionais de interesses de alguma das partes.

Temos a legislar no Brasil muitos analfabetos funcionais, e, portanto, leis com suas feições; feições desses legisladores.

O ilustre senador ora em foco, de há muito já devia estar cumprindo tranquilamente suas penas, caso seus processos, tão longevos, já tivessem o seu desfecho e a consequente, legal e verdadeira culpabilidade exarada nas sentenças correspondentes.

Mas o misterioso, o "talvez" político STF, como um passe de mágica consegue fazer da justiça a injustiça, dando ases à impunidade, tendo como seu "vértice" a prescrição da pretensão punitiva, e portanto as penas não são devidamente aplicadas, conforme o "grande sonho" das pessoas com menos capacidade de ter suas lides julgadas a partir do tribunal máximo da justiça.

Não se pode também, deixar de classificar como um oportunismo desde a ação levada à justiça pelo senador Randolfe Rodrigues, uma verdadeira "pedra no sapato" da democracia brasileira. Isto posto, o ministro contemplado o inigualável Ministro Marco Aurélio, somente juntou uma coleção de gravetos com o intuito de "ver o circo pegar fogo". Nosso circo, onde por acaso, nós do povo somos a alegria das altas figuras ilibadas e governantes das plagas deste país.

Não há explicito nas leis o condão invocado na concessão da liminar, portanto, sendo uma liminar indevida, uma liminar provocativa, uma liminar que com certeza levou o nobre ministro aos holofotes da fama; embora por uma fama não magnânima, mas que não poderia prosperar. continuar lendo

Como diriam alguns constitucionalistas: Nossa Constituição é Simbólica. Quem é o poder dita as regras. Eu não disse quem está no poder. Porque, às vezes, quem está com uma fatia do poder passa a ser um estorvo. Aí, quem realmente tem o poder trata de escorraçar de lá o "intruso", nas opinião deles. Aí já conhecemos todo aquele discurso de comunismo, que come criancinha etc. Os que entram depois, são todos mocinhos, bonzinhos, AMIGOS DO TIO SAM. continuar lendo

E será que não é melhor do que ser amigo de Putin? De Kim Jong Il e sua dinastia? Do companheiro Maduro? Dos barbudos daquela linda ilha do Caribe?

Comunista não come criancinha. O mundo inteiro sabe que ele come mesmo é o dinheiro dos outros. E as esperanças de viver melhor.

E não é mais Tio Sam, caro colega. É Tio Donald que vem aí... continuar lendo

A suspensão automática, que afasta o Presidente de suas funções no momento em que se torna réu, tem a natureza de medida cautelar e não se estende a seu primeiro substituto e sucessor (a não ser que assuma a titularidade do cargo), que é o Vice-Presidente, nem aos demais substitutos, entre os quais se encontra o Presidente do Senado. Tanto é verdade que a providência está inserida na Constituição, em seção que trata exclusivamente da responsabilidade do Presidente da República. Como cautelar, a suspensão apenas pretende evitar que o Presidente diligencie para impedir ou dificultar a colheita de provas relativas ao fato que lhe é imputado. No caso concreto, pretendeu-se "retirar" o Senador da Presidência do Senado, o qual, contudo, foi ao final tão somente afastado da linha de substituição do Presidente da República, sob uma motivação deveras alheia ao texto constitucional, segundo a qual a qualidade de réu o incompatibilizaria ao exercício da presidência da República. Esse argumento, como se vê, só seria pertinente ao afastamento que visasse a preservar a imponência e altivez do cargo presidencial. Tal, porém, não se dá em vista de as razões da medida serem meramente utilitaristas. Prova disso é que o próprio Presidente, após tornar-se réu e ser suspenso, volta ao exercício do seu cargo, caso o julgamento não se conclua no prazo seguinte de 180 dias (art. 86, § 2º da CF). Ora, o decurso do prazo, isto é, a demora no andamento do processo, só por si, nunca o reabilitaria ao exercício das suas nobres funções. Do STF, esperava-se que se contivesse até para ficar bem na foto, deixando de ostentar, assim, a repetitiva pose de legislador positivo e de constituinte de plantão. continuar lendo