Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

OLX terá de indenizar cidadão que teve nome utilizado em anúncio falso

O juízo reconheceu o dano moral ao considerar que o autor recebeu inúmeras ligações, sofrendo considerável perturbação em sua rotina.

há 7 anos

OLX ter de indenizar cidado que teve nome utilizado em anncio falso

O site OLX terá de indenizar por danos morais uma pessoa prejudicada por anúncio falso feito em seu nome pelos serviços de classificados on-line da empresa. A decisão é do 1º JEC de Brasília.

O autor impetrou ação contra o site após verificar a existência de anúncio em seu nome oferecendo diversos empregos. Por esse motivo, alegou que passou a receber ligações de pessoas interessadas no anúncio, o que teria prejudicado suas atividades laborais. Ele sustentou que nunca disponibilizou seus dados para o site.

O site, por sua vez, não negou a existência do anúncio nem dos dados, mas sustentou que não praticou qualquer ato ilícito. Afirmou que não teve participação na elaboração do anúncio, tampouco inseriu dados da parte autora nele.

Responsabilidade

O juízo considerou que os argumentos não excluem a responsabilidade do site. Na sentença, destacou que o site está subordinado às normas do CDC, e, sendo assim, o fornecedor de serviços responde de forma objetiva pelos danos causados por defeitos relativos à prestação dos serviços.

Conforme a sentença, não houve dúvidas sobre o evento e o resultado danoso, mas apenas sobre o nexo causal, uma vez que o requerido argumentou que presta informações claras aos consumidores no sentido de ser vedada a utilização desautorizada de dados de terceiros nos anúncios publicados no site.

Para o magistrado, no entanto, o autor tinha razão no pedido. Ele afirmou que cabia ao requerido agir de forma a evitar que terceiros utilizassem dados falsos para a publicação de anúncios. Assim, considerou a falha nos serviços prestados.

"Ademais, as mensagens eletrônicas anexadas comprovam que o autor tentou esclarecer o equívoco bem como solicitou a suspensão do anúncio. (...) Não há dúvidas de que o fornecedor de serviços deverá responder pelos riscos inerentes à atividade negocial."

O juiz considerou que houve inequívoca ofensa aos direitos inerentes à personalidade do autor uma vez que sabidamente recebeu inúmeras ligações em seu celular, sofrendo considerável perturbação em sua rotina diária. O valor da indenização foi fixado em R$ 3 mil.

Fonte: Migalhas

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2324
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/olx-tera-de-indenizar-cidadao-que-teve-nome-utilizado-em-anuncio-falso/400810364

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Goiás
Notíciashá 6 anos

OLX é condenada a indenizar consumidor que não recebeu produto comprado no site da empresa

Brenno Milhomem, Advogado
Artigoshá 6 anos

A responsabilidade civil das empresas que publicam locação fraudulenta de imóveis.

Raisa Matos, Advogado
Artigoshá 5 anos

A responsabilidade da OLX pela fraude nos anúncios de terceiros à luz do Marco Civil da Internet

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 anos

Pequenas causas: 5 dicas para entrar com uma ação

Férias não entram no cálculo do INSS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)