Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Vantagens e desvantagens da advocacia pro bono

Em outubro de 2015 a advocacia pro bono foi finalmente regulamentada no Brasil.

há 8 anos

Praticada há mais de um século no Brasil, somente em 2015 a advocacia pro bono foi regulamentada pelo novo Código de Ética e Disciplina da OAB.

Tem direito à advocacia pro bono as instituições sociais sem fins lucrativos ou indivíduos que não possuem recursos financeiros para contratar os serviços de um advogado.

O texto completo do novo Código de Ética e Disciplina da OAB pode ser lido aqui.

Vantagens e Desvantagens da Advocacia Pro Bono

Vantagens da Advocacia Pro Bono

Apesar das diferenças, o modelo americano da advocacia pro bono deve ser classificado como um exemplo a ser seguido.

Nos EUA, a prática da advocacia pro bono é considerada uma tradição. Inclusive é recomendado que os advogados dediquem algumas horas mensais para a atividade.

O sistema americano do trabalho pro bono se tornou fundamental para que os cidadãos sem recursos financeiros pudessem receber assistência jurídica em todas as suas formas e setores de atuação.

Agora, com a regulamentação nacional da prática, acredita-se que tanto as empresas de advocacia quanto os próprios advogados poderão contar com as seguintes vantagens:

  • A advocacia pro bono poderá servir com uma ótima fonte de desenvolvimento profissional. Além disso, oferece a oportunidade de conhecer várias áreas de atuação, aumentando a variedade de trabalho. O profissional tem a chance de desenvolver autonomia e expandir seu conhecimento prático.
  • Dentro de uma empresa de advocacia, o trabalho pro bono pode ser um diferencial no desenvolvimento de sua carreira, proporcionando a oportunidade de realizar trabalhos excelentes que alavancarão sua jornada profissional.
  • Tanto o advogado quanto a empresa que pratica o trabalho pro bono podem construir uma reputação sólida baseada na qualidade e no compromisso dos serviços prestados aos cidadãos mais necessitados.
  • Para os advogados em início de carreira, a atividade pro bono possibilita um treinamento sólido e pertinente no que diz respeito à execução de suas funções e de associar a teoria e a prática da profissão.
  • As grandes empresas de advocacia têm uma preocupação especial com as questões sociais. Seus advogados encontram grande satisfação pessoal na realização de atividades pro bono e participam ativamente e de maneira impactante na sociedade na qual estão inseridos.
  • A advocacia pro bono humaniza a profissão de advogado e o sistema judicial como um todo para o público geral.

Existem desvantagens na prática da Advocacia Pro Bono?

O trabalho pro bono está atrelado à honorabilidade, à solidariedade e à prestação de serviços a quem mais precisa, sem que haja qualquer tipo de bonificação. Portanto, só há vantagens na prática.

A advocacia pro bono é direcionada ao terceiro setor. Sendo assim, suas questões são sociais, o que representa o exercício máximo da justiça em toda sua aplicabilidade.

A expressão pro bono significa “para o bem” e assim deve ser utilizado esse serviço. Portanto, a grande parcela da população que é a mais atingida pela desigualdade social e econômica e que não tem acesso aos serviços prestados pelos profissionais, poderão ter a garantia do serviço prestado.

Por isso, a atividade pro bono se tornou uma ferramenta fundamental para o exercício da responsabilidade social e acesso à justiça por todos.

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: Blog. ExamedaOAB. Com

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2297
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vantagens-e-desvantagens-da-advocacia-pro-bono/366841855

Informações relacionadas

Thiciane Monteiro, Advogado
Artigoshá 8 anos

Advocacia Pro Bono à luz da Ética

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 10 anos

Justiça Gratuita ou Assistência Jurídica Gratuita - Defensoria Pública

Andréa Buschinelli, Advogado
Modeloshá 6 anos

Execução de Alimentos - Novo CPC - Rito da prisão - Artigo 528

Gabriela Fernandino, Advogado
Notíciashá 5 anos

Imunidade de Templos Religiosos: o contribuinte tem que provar a finalidade do imóvel?

Cassio Motta, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de alvará judicial para liberação de dinheiro em conta do "falecido(a)" o de cujus.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Belo texto!
Sou bolsista Prouni, assim que me formar tenho o desejo de procurar instituições sociais de minha cidade para auxilia-las no que for preciso juridicamente, sendo esta uma forma de "devolver" aquilo que consegui. continuar lendo