Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

5 razões pelas quais a sua estratégia de estudo para o exame da OAB não está funcionando

Descubra maneiras de tornar suas estratégias de estudos mais eficientes.

há 8 anos

Para ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, é preciso uma boa estratégia de estudo e muita dedicação.

Algumas pessoas precisam de uma ajuda para que possam se nortear e estabelecer uma rotinafuncional de estudos que as ajudem a chegar mais perto da aprovação.

No artigo de hoje, vamos mostrar os erros mais comuns de estratégia de estudo para o exame da OAB e como consertá-la.

Confira!

5 razes pelas quais a sua estratgia de estudo para o exame da OAB no est funcionando

1 - Falta de planejamento e organização

Na verdade, esses dois aspectos servem para tudo na vida. Porém, para estudar para o exame da OAB, elas são fundamentais. Pode-se até afirmar que o sucesso está intimamente atrelado a esses dois itens.

Sendo assim, o primeiro passo é estabelecer o ritmo de sua rotina de estudos: quantos dias da semana você vai estudar? Quantas horas por dia você poderá se dedicar inteiramente a isso?

Lembre-se: são 17 matérias que precisam ser estudadas a fundo, portanto, será necessário, também, estabelecer uma ordem para estudar cada uma delas, estabelecendo intervalos para que você possa descansar a mente e, assim, ser capaz de absorver mais o conteúdo.

Se você precisar de uma ajuda extra, nós podemos ajudá-lo avaliando suas forças e fraquezas e montamos um cronograma de estudo das disciplinas de acordo com a sua disponibilidade.

Tudo para que você encare esse grande desafio com bastante confiança.

2 - O ambiente de estudo está repleto de distrações

Procure um ambiente que favoreça a assimilação do conteúdo. Evite ficar deitado na cama, perto de TVs, rádios ou outras circunstâncias que possam desviar sua atenção e desperdiçar seu tempo dedicado ao estudo.

Não se esqueça de desligar seu celular ou deixá-lo na posição “não perturbe”. Cada minuto conta quando o assunto é estudar para o exame da OAB.

3 - Você não está respeitando o seu modo de aprendizado

O aprendizado é algo bastante pessoal. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e sua própria maneira de internalizar o conteúdo que está estudando.

Por exemplo, pessoas “visuais” precisam ver a matéria a ser estudada e, por isso, aprendem melhor quando a escrevem. Já as pessoas “auditivas” precisam ouvir a matéria para que esta seja internalizada.

Embora existam técnicas e mais técnicas de estudo para o exame da OAB, sua estratégia de estudo pode não estar funcionando porque simplesmente nenhuma dessas técnicas se encaixaao seu perfil.

Portanto, a dica aqui é procurar o que funciona para você: escrever, ler, falar em voz alta, tudo é válido quando o objetivo de aprender é atingido.

Disponibilizamos simulados que medem o quão eficiente sua rotina de estudo é. Dessa forma, se necessário, você será capaz de adequar sua rotina de estudos.

4 - É necessário conhecer o teste da OAB

O exame da OAB é dividido em duas fases, ambas eliminatórias. A primeira fase é composta por 80 questões que vão compreender as 17 matérias do edital do exame.

Por isso, uma das melhores maneiras de estudar para o exame é praticar a resolução dos exames anteriores.

Aqui em nosso site você tem acesso a todas as questões dos exames anteriores para que você possa avaliar o grau de dificuldade na resolução destas e determinar a sua melhor opção de estudo.

Além disso, você vai poder avaliar quais as matérias que mais precisam de sua atenção e quais os assuntos mais recorrentes nos exames.

5 - Ansiedade e nervosismo excessivos comprometem o seu desempenho

Ficar nervoso e ansioso por causa do exame é comum, porém o excesso dessas emoções pode comprometer o seu desempenho na hora de fazer o exame.

Se este é o seu caso, é necessário compreender que a prevenção é o melhor remédio. Lançar mão de exercícios de respiração e praticar atividades físicas como corrida, ou mesmo a caminhada, pode contribuir para que você mantenha a ansiedade sob controle e possa dar o seu melhor no exame.

Mesmo na fase de estudos, é preciso que você descanse corretamente. A mente sobrecarregada e cansada não só não consegue absorver conhecimento como tem maior facilidade em esquecer o que foi estudado. Cuidado.

Agora é mãos à obra! Boa sorte!

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: Blog. ExamedaOAB. Com

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações421
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-razoes-pelas-quais-a-sua-estrategia-de-estudo-para-o-exame-da-oab-nao-esta-funcionando/365828828

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que tal como sugestão um artigo intitulado "5 razões pelas quais a sua prova do Exame da OAB não é corrigida devidamente?".

Não adianta se matar, organizar-se, dedicar-se, ter até talento - algo acima dos normais - se a sua prova for corrigida por um preguiçoso, incompetente, desleixado, ou até algo mais grave.

Como ficam os alunos da 2ª fase de Direito Civil do XIX Exame que responderam sua prova de acordo com o entendimento do STF e por isso foram reprovados?

Nunca nos cansaremos de perguntar até a FGV/OAB tomarem vergonha na cara, reconhecerem seus erros e levarem a sério seus examinandos. Essa não é só uma luta deles. Onde está a justiça? continuar lendo