Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Restrição à internet é violação de direitos humanos, diz ONU

há 8 anos

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas divulgou na última sexta, 1º, resoluções condenando medidas para o bloqueio ou prevenção intencional de disseminação da informação na Internet.

Restrio internet violao de direitos humanos diz ONU

O Conselho considera se tratar de violação aos direitos humanos, uma vez que impacta a liberdade de expressão e privacidade. De acordo com a entidade, foi solicitada ainda ao alto comissário do Conselho a preparação de um relatório sobre como superar o dividendo digital de gênero sob uma perspectiva de direitos humanos, visando promover o empoderamento de mulheres online. Essa análise será submetida à 35ª sessão do grupo da ONU.

O rascunho da resolução A/HRC/C/L.20 contou com a assinatura de mais de 50 países, incluindo o Brasil, um dos mentores da proposta junto com Nigéria, Tunísia, Turquia e Estados Unidos – o texto foi introduzido pela Suécia.

Basicamente, estabelece que os mesmos direitos offline precisam ser adotados no mundo online – bandeira defendida em diversos fóruns de governança, incluindo o NetMundial em São Paulo, 2014, e no Internet Governance Forum, em João Pessoa, em novembro do ano passado.

A resolução ainda reconhece que, para a Internet se manter global, aberta e interoperável, "é imperativo que os Estados enderecem preocupações com segurança de acordo com suas obrigações internacionais de direitos humanos, em particular relacionados à liberdade de expressão, liberdade de associação e privacidade".

E ressalta a importância de prover uma participação multissetorial – conceito amplamente defendido também nos fóruns, em especial pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI. Br).

Sugestões

Dentre as várias sugestões efetuadas durante a reunião do Conselho, vale ressaltar a emenda proposta pela Bielorrússia, China, Irã e Rússia, condenando "o uso da Internet (…) para disseminar ideias baseadas em superioridade racial ou ódio, e incitamento à discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada".

É uma redação mais específica do que a resolução original, que trata de maneira mais conceitual e genérica a importância de combater a disseminação e incitação ao ódio para discriminação ou violência. Além disso, no texto original pede a "promoção da tolerância e do diálogo".

Baixe agora o e-book gratuito com os 4 Passos para Aprovação na OAB.

Fonte: Exame. Com

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3201
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/restricao-a-internet-e-violacao-de-direitos-humanos-diz-onu/358108601

Informações relacionadas

Fatima Aparecida Kian, Advogado
Artigoshá 8 anos

Interdisciplinaridade no Direito e na Educação

Caio Rivas, Advogado
Artigoshá 8 anos

O Direito à Educação como Direito Fundamental de Justiça Social

Wander Fernandes, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Minuta de Inventário Extrajudicial em Cartório

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação de obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela (plano de saúde)

Tiago Jones da Silva, Advogado
Artigoshá 4 anos

Não consegui citar a empresa no endereço comercial, posso citá-la na residência do administrador?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)